Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Lei do Amor Incondicional -- 21/10/2009 - 19:08 (Carlos Claudinei Talli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lei do Amor Incondicional
Carlos Claudinei Talli

Vou lembrar neste espaço certas considerações feitas por eminentes especialistas que descobriram o `Segredo´ para se alcançar a felicidade. Concordamos com algumas, mas, discordamos frontalmente de outras.

Determinadas colocações emitidas no documentário `O Segredo´ (The Secret) distorcem bastante a essência do que se pretendeu mostrar. Assim, ao se exaltar de uma maneira absurda a busca da riqueza material, passa-se a idéia de que o Universo (Deus) atende a qualquer pedido (desejo), independente da intenção existente no processo.

Por exemplo, quando naquele trabalho se afirma que 1% da população mundial detém 96% do dinheiro do mundo, e que essa péssima distribuição de renda foi conseguida graças ao conhecimento do `Segredo´, claramente se está sugerindo que Deus (o Universo) favorece o sucesso de alguns comportamentos extremamente antiéticos e prejudiciais ao bem comum.

É lógico que naquele 1% estão muitas pessoas honestas e bem intencionadas, no entanto, uma boa parte é constituída pelos traficantes de droga, pelos políticos corruptos que malversam o dinheiro público, pelos dirigentes de grandes empresas multinacionais que vivem do capital especulativo que tantos males provoca, e pelos `espertos´ de uma maneira geral.

Vocês já pensaram se os reis dos cartéis do narcotráfico fizessem um pedido para conseguir vender mais cocaína, e fossem atendidos pelo Universo? Sinceramente, não entra na nossa cabeça semelhante absurdo. Entretanto, foi essa a impressão passada.

Em relação ao que foi dito acima, comungamos com a premissa de Choopra: "Uma intenção só pode cumprir-se sincronicamente se satisfaz as necessidades tanto do `eu´ circunscrito como do `eu´ não circunscrito. A intenção não circunscrita sempre aponta para a evolução e, portanto, se orienta às interações harmoniosas que atuam em favor do bem maior.

A intenção sempre se origina no àmbito universal. A intenção universal é, em última instància, a que cumpre a intenção circunscrita, sempre e quando favoreça as necessidades da mente circunscrita (eu) e a mente não circunscrita (o espírito universal). Só então as mentes circunscrita e não circunscrita cooperarão."

Além disso, no documentário `The Secret´, é divulgada a existência de uma controvertida lei que seria universal, a `Lei da Atração´, que regularia tudo no Universo. Resumidamente, a tal lei postula que, se pensarmos positivamente, atrairemos para a nossa vida somente coisas boas, em contrapartida, se pensarmos negativamente, o inverso acontecerá. Inclusive, no filme em questão, o ser humano é comparado a um imã, que atrai coisas que vem de fora, de acordo com os seus pensamentos.

Para analisarmos a possível existência dessa Lei da Atração, suponhamos uma família onde uma desgraça inesperadamente aconteça, a morte de um filho jovem num acidente de carro, por exemplo. Muitas vezes, num caso infeliz como esse, a mãe ou o pai, ou ambos, podem entrar numa depressão profunda, enquanto lutam para equacionar o triste acontecimento. Todos os profissionais que já lidaram com casos graves de depressão emocional sabem que, durante aquele período, a pessoa acometida só pensa coisas negativas, não enxergando nenhuma luz no fim do túnel.

Pois bem, se a propalada `Lei da Atração´ realmente existisse, fatalmente essa pessoa em depressão profunda só atrairia coisas negativas para a sua vida. Assim, nenhum ser humano nessa condição teria a menor chance de superá-la, muito pelo contrário, como um imã que só atrairia coisas negativas, afundaria cada vez mais na melancólica situação.

Embora algumas pessoas que entram em depressão realmente nunca mais voltem a ser as mesmas, a grande maioria não só supera o triste episódio, como transforma aquele momento de crise numa oportunidade de crescimento pessoal que as encaminha a uma nova vida, muito mais proveitosa e criativa.

Percebe-se claramente, apenas por esse exemplo, que o documentário `The Secret´ foi muito infeliz em algumas colocações. Talvez, na ànsia de tornar mais acessível ao grande público uma verdade que muitos já enxergaram existir, a realização espontànea dos desejos quando no processo existe a boa intenção, os autores apelaram para essa tal `Lei da Atração´.

Mais grave ainda, se realmente existisse essa decantada `Lei da Atração´, os seres humanos perderiam completamente o seu livre arbítrio, pois em instantes de crise, quando somente pensamentos negativos vêm à cabeça, e que podem acontecer na vida de qualquer um, ficariam à mercê de acontecimentos externos, totalmente alheios à sua própria vontade.

Desse modo, ninguém poderia ser responsabilizado pelos atos que viesse a cometer, o que contraria totalmente o que a física quàntica a cada descoberta não se cansa de mostrar, ou seja, que somos, sim, responsáveis pela vida que criamos.

Para nós, se fossemos nomear um princípio universal para explicar a realização dos desejos, que realmente acontece com uma frequência incrível na vida de muitos seres humanos, certamente o chamaríamos de Lei do Amor Incondicional, essa sim a maior força que existe nesse nosso maravilhoso e insondável Universo. E, como a experiência de Jacobo Grinberg Zylberbaum - a comunicação à distància entre cérebros correlacionados, simultaneamente, independente de espaço e de tempo - e inúmeras outras replicações já realizadas por outros cientistas demonstraram, essa é a verdadeira lei que possibilita aos seres humanos aquela conexão com a Consciência Universal, tão necessária para que os nossos desejos sejam realizados.

Observação: este texto faz parte do meu livro `Das novas descobertas da física moderna à nossa Alma´, que foi publicado em 2009. Qualquer informação sobre este livro, contactar o autor através da Usina de Letras.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui