Usina de Letras
Usina de Letras
55 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A VIÚVA E O SACRISTÃO. -- 07/11/2009 - 10:15 (Ana Zélia da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Número do Registro de Direito Autoral:131420484528174500
A VIÚVA E O SACRISTÃO. (CRÓNICA)
Ana Zélia

A viúva aguardava ansiosa pelo dia dos namorados, véspera de santo Antonio, sabia ela que em algum lugar haveria tantas fogueiras, claro que seria longe, na cidade o asfalto já não deixa queimar a lenha.

Fazia tempos que ela não recebia um carinho sequer, quando desejava ser abraçada, quando aquele desejo louco vinha, ela ia a algum lugar onde houvesse gente, onde um amigo lhe desse um abraço, lhe dissesse algo.

Devota de santo Antonio mandou fixar na porta um quadro de azulejo importado da Espanha. O chamava Santo Antonio da porta, depois veio o da escada, bordou duas telas em meio ponto do Santo, uma deu ao filho e a outra ao homem amado. Acredita que Ele deve proteger a estas pessoas tão queridas.

Chegou o dia dos namorados, ninguém ligou, passou, olhou o céu a lua começava a ficar linda, era lua cheia. Ligou ao homem amado, só chamou, ele não estava. As lágrimas começaram a cair, ela se perguntava: Por quê?

Por quê? Onde ficara parte de si, se fez poeta e escreveu:

Ah! Esta paixão que embriaga, fascina, enlouquece, sombras de mim mesma, no céu a lua reflete o desejo obscuro de tantas fases. Busco o espelho, este fiel escudeiro que não se deixa enganar. Traduz sempre a verdade, nua e crua, fria.

O tempo passou, correu, como correram, os sonhos de adolescente feneceram todos, virei um teorema de difícil solução, quem sabe seja esta a causa de alguns temerem ou fugir da matemática, só uns poucos a decifram com tanta maestria.

Como um raio, uma faísca, o amor eclodiu, deixou estragos tão profundos, cicatrizes, só lhe restava juntar os caquinhos, viver de novo.
Armada com cola - mil tentou unir parte de si, dar vida à vida. O mundo é um mistério, o amor mais ainda. Em qual esquina deixei ficar minha vida, alma esquecida, a enamorada, os sonhos vividos, sentidos.

O fiel escudeiro responde: A Juventude se foi, a Velhice é uma luta constante de guerreiros, armas diferentes, falta o brilho no olhar, os hormónios, falta a coragem para enfrentar os bichos sentidos, vividos dentro de cada ser.

__Ah! Já fui bom nisso! Esqueçam! A vida é um caminhar tranquilo, é se estar sempre preparada para o príncipe encantado que pode estar sentado nas esquinas onde deixaste ficar tua alma, pecados.

Não desistamos da luta, estamos vivos e já ganhamos tempo. Compartilha um pedaço da atenção, distribua um sorriso amigo, isto é amor, vida.

Não reclame, Santo Antonio já fez milagres antes, você já teve o seu, porque outro pedido, desespero, você continua linda, bonita, palavras de espelho, prova que a viúva ainda se enfeita.
Ao Santo Antonio da porta deu um prato de pipocas que tinha, pirulitos recheados, refrigerantes, velas azuis, muito amor ao Santo casamenteiro.

É a vida pobre viúva, enquanto você sonha com o amor, o País mostra a inexistência total dele.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Nota da autora- Como radialista, usei a crónica para abordar temas tão sofridos quanto o desamor, a fome, em quase todos os programas ela estava lá dando seu recado. Passa tempo, tempo passa, passam as horas, os momentos, passamos nós.
Manaus, 07 de novembro de 2009. Ana Zélia
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui