Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Ser e demonstrar (*) -- 08/11/2009 - 17:29 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ser e demonstrar (*)


Na sociedade moderna, não basta ter capacidade e ser honesto. Há exigência da demonstração constante. Competitividade e desejo de conquista, aliadas à vaidade, fazem que isso seja inerente aos indivíduos. É como lembra o ditado: "Você tem de matar um leão todos os dias."


O promover-se faz parte dos exageros de cada elemento. Uns aparecem mais; outros, menos; alguns nem um pouco.


A realização é individual, e cada ser humano a enxerga e busca de acordo com os seus objetivos. Há aqueles que se importam com meios; há, porém, os que os desafiam.


O corporativismo é maneira de reforçar e garantir o sucesso almejado. Os que optam por dele participar têm assegurado o êxito pleno do que esperam. Os que decidem levar a vida sem ele e sem pertencer a certos grupos podem pagar muito caro por isso. Não discuto se o pagamento é devido ou não. Ele existe, é cobrado e quitado. O custo de oportunidade apontará espinhos e flores.


Acima de tudo está a convicção. Quem decide ser honesto e exercer o seu trabalho corretamente não pode (nem deve) ser punido.


O enriquecimento do espírito é o que fica, e é maior do que todas as vaidades terrenas.


A felicidade verdadeira consiste em distribuir os benefícios e evitar fazer o mal, em todas as ocasiões.


Com Deus no coração e com amor, tudo tende a ficar mais atrativo.

Enfim, ser e não demonstrar pode estar certo filosoficamente. Entretanto, no mundo material dos homens, pode caminhar na contramão.

No tempo em que Jesus viveu, houve ocasiões em que demonstrou o seu poder, fez curas e operou milagres.


Assim, salvo melhor juízo, a sociedade moderna esta correta: "Não basta ser. É preciso demonstrar."



_____
(*) Brasília, DF, 08/11/2009.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui