Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->No Barril do Zé Bigode -- 13/11/2009 - 15:02 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
NO BARRIL DO ZÉ BIGODE




Outro dia me falaram que no Barril do Zé Bigode além de bom chope, tem uns quibes deliciosos. Eu estranhei e disse, não é o Bar do Bigode? Então explicaram: são dois irmãos, um tem o Bar e o outro o Barril. Fiquei pensando, os dois devem ter bigode...

Sei onde ficam, tanto o Bar quanto o Barril, mas nunca entrei em nenhum, embora eles vivam cheios, assim como outros bares e botecos aqui da cidade. Alguns ficam em lugares privilegiados e são frequentados pela classe média e alta. Outros, igualmente apinhados de fregueses, situam-se na periferia. Só no caminho da minha casa tem umas cinco portinhas no raio de meio quilómetro.

O que os iguala, porém, do mais badalado ao mais avacalhado, são os nomes exóticos. Afora os dois já citados, tem o Bar do Pereba - very chic, com mesinhas na calçada; o Bar do Alemão - cujo proprietário é negro, a Toca do Gambá, o Bar do Bocó, o Bar do Chico Bunda...

Ultimamente um amigo descobriu e passamos a frequentar o Bar da Cuca, que fica em frente ao Sítio do Pica-Pau. Apesar de evocar o personagem folclórico (dorme nenê que a Cuca vem pegá), nada tem a ver com Monteiro Lobato. Aliás, já vi um boteco bem encardido com o nome dele. Coitado, deve estremecer na tumba. Mas este, o da Cuca, é legal. Tem só uma portinha na rua, e lá dentro abre-se para um bom jardim, onde - tchan,tchan,tchan - os fumantes se sentem à vontade.

Se houvesse um concurso e eu tivesse que escolher o melhor nome, votaria no Úrtimo Gole, que vim a saber, fica lá nos confins da cidade, justamente diante do ponto final da linha do ónibus. Daí em diante só escuridão, e quiçá, tropeções...



Beatriz Cruz

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui