Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Uma História de Calcinha -- 31/03/2001 - 02:53 (Abilio Terra Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Estava tomando cerveja quando ela chegou com um colega. Sentou-se à uma mesa, à minha esquerda, e, nesse ato, de sentar-se, apareceu parte da sua cintura e da sua calcinha, nas suas costas. Apareceu, inclusive, aquele pedacinho de tecido que identifica a marca, e uma pequena presilha na lateral esquerda, levando-me a deduzir que a citada calcinha seria daquelas "sem excesso de tecidos", só cobrindo mesmo "o essencial".
Daquela simples observação, comecei a conjeturar sobre "o apelo sexual e o seu papel na organização da sociedade"... sim, pois vejam só: não sou sociólogo, nem antropólogo ou psicólogo, apenas "cometo" os meus poemas (segundo o comentário de uma colega ao ler essa minha auto-definição, seria essa a melhor forma de se definir o ato de se poetar, tal o arroubo e ànimo do poeta ao exercer o seu ofício); e, as vezes, me atrevo a traçar "linhas prosaicas", em prosa.
Confesso que me sinto mais a vontade na poesia, pois nela tudo é dito em sua inteireza, pelo menos, até onde as palavras o permitam; e há muito mais "campo", largueza, em um "jogo" amplo e ambíguo que recria universos. Já na prosa, segue-se etapa por etapa na verbalização, e, ainda assim, fica-se a dever ao leitor e a si mesmo, em termos de compreensão ampla, completa, irrestrita.
Voltando ao assunto primeiro, fiquei pensando na importància do apelo sexual: é por ele que um homem e uma mulher se aproximam, trocam juras de amor, namoram, transam, se casam, geram descendentes. Há, é claro, a emoção, o sentimento, mas sem a atração sexual, nada disso ocorreria; ela é a base fundamental.
Não sou tão freudiano quanto vocês possam vir a imaginar: aprecio muito mais a linha de pensamento e pesquisa do notável e incansável Jung, inovador e original. Mas, sem o sexo, camaradas, qual o casal que se constituiria? Nenhum.
A mulher, como sabemos, joga todo o seu encanto, sedução, na conquista amorosa, compreendendo (bem mais do que o homem) o poder da atração sexual. Este, por sua vez, está atrás de tantas convenções sociais, a começar do casamento, mas também da dança, da corte/cantada, do namoro, do noivado... e por aí vai.
Com o casal formado, a família consolidada, segue-se uma linda história (que eu prefiro à "estória") de amor, doação, carinho, atenção, educação dos filhos, crises, tristezas, alegrias, realizações, trocas, emoções... mas nada disso aconteceria se aquela "primeira cena", da troca de olhares, da sedução, do tesão, não tivesse ocorrido... o apelo sexual.


Abilio Terra Junior

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui