Usina de Letras
Usina de Letras
298 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Retrato fora de foco -- 25/11/2009 - 16:59 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
RETRATO FORA DE FOCO

Ternuma Regional Brasília

General de Exército A. L. M. de Paiva Chaves

Crónica 24

21/11/2009

É prática de bons fotógrafos ajustar as lentes para registrar com grande nitidez a figura que desejam realçar, aceitando que seu entorno, a distàncias diferentes, fique, como se costuma dizer, fora de foco.

O Brasil de hoje está se parecendo a um retrato fora de foco. A figura central se destaca, nítida, sobre o restante impreciso, por obra da própria, que a encomendou, e de quem fez a fotografia.

A projeção é merecida em certa medida, pois em toda a paisagem retratada há muito de seu trabalho, como atestam aplausos internacionais e pesquisas nacionais.

Lástima é que não seja uma foto instantànea, tomada de surpresa. Que tenha cores de vaidades vistas "nunca antes neste país". Ou sombras indesejáveis de alegado desconhecimento de episódios escandalosos, como o do "mensalão". Que, desprezando a modéstia e a humildade, alimente o culto à personalidade, autorizando filme biográfico do "filho do Brasil", que pretende seja instrumento poderoso para multiplicar sua imagem simpática por todo o país, em proveito da candidata a sucedê-lo.

No retrato, há evidências de que a embriaguês do poder sobe à cabeça, misturando decisões acertadas com outras nem tanto e declarações infelizes. A campanha eleitoral é deflagrada ao arrepio da lei. As irregularidades em obras federais são contestadas, sob o argumento de que as paralisam e atrasam. Em decorrência, prepara-se alteração na legislação, restringindo atribuições do Tribunal de Contas. Em paralelo, o "apagão" arrasador em quase todo o território e o indesculpável acidente na construção de viaduto do Rodoanel paulista comprovam a necessidade de fiscalização por aquele órgão. Quando apontou inconsistências na administração da Petrobrás, foram abafadas por ação política que imobilizou a CPI instalada para averiguá-las.

Mais preocupante é a visão do papel da imprensa, que torna pública. "Só informar... Dar as notícias, não fiscalizar... Só publicar o que é falado, não tentar interpretar". Parece influenciado pelo aparente sucesso de outros governantes vizinhos em garrotear a liberdade de expressão. E, segundo consta, de seu próprio, em calar jornalistas independentes altamente conceituados.

Culto à personalidade, eximição de responsabilidade, rejeição à fiscalização, cerceamento da livre expressão são sintomas de tendência crescente de autoritarismo, incompatível com a vida democrática. Exemplos históricos comprovam que assim se firmaram os totalitarismos de direita e de esquerda que infelicitaram o mundo civilizado.

Acrescendo mais sombras ao quadro, assistimos a uma oposição que se debilita por falta de definição. Candidatos potenciais à presidência se digladiam na penumbra de desencontros sigilosos, deixando fugir oportunidades de apoio enquanto discutem se haverá ou não, e quando, consulta às bases partidárias filiadas. Para quem acompanha à distància, a impressão que fica é que o espírito público foi soterrado por uma avalancha de interesses pessoais.

E mais um retoque está por ser adicionado ao retrato. Será exigida muita competência artística no uso do "photoshop" (instrumento da informática que enfeita ou deforma fotografias) para representar o efeito da decisão sobre o destino do italiano condenado à extradição pela suprema corte de justiça. Está nas mãos do primeiro mandatário fazer cumprir a condenação ou ignora-la. Ao contrário de muitas outras, quando foi possível recorrer a subterfúgios para ignorar acontecimentos ou transferir responsabilidades, vive um momento de decisão solitária. Se prestigia seu ministro que concedeu o refúgio político, contrariando pareceres de órgãos subordinados, por coerência com seu alinhamento de extrema esquerda, entra em conflito com a cúpula do poder judiciário, ignora tratado de extradição firmado entre Estados e corre risco de processo em corte internacional. Se retrocede da postura anterior, quando apoiou a concessão, fere gravemente partidários socialistas extremados, será acusado com veemência de ignorar direitos humanos e perde apoios que lhe farão falta na próxima campanha eleitoral.

O retoque estará mais nas mãos do retratado que nas dos retratistas, com sua incontestável habilidade política e a sensibilidade para avaliar reações do grande público.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui