Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Por que os bebês não nascem falando? -- 10/12/2009 - 16:46 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Veja mais==>>>Einstein no caminho já dissera. Ein Stein...uma pedra...texto





















- Peraí, peraí, escuta essa! Escuta essa, gen...te!? "Por que os bebês não nascem falando? Segundo Pinker (2002), os bebês humanos nascem antes de seus cérebros estarem completamente formados. Se os seres humanos permanecessem na barriga da mãe, por um período proporcional àquele de outros primatas, nasceriam aos dezoito meses, exatamente a idade na qual os bebês começam a falar, portanto, nasceriam falando.
O cérebro do bebê muda consideravelmente depois do nascimento. Nesse momento, os neurónios já estão formados e já migraram para as suas posições no cérebro, mas o tamanho da cabeça, o peso do cérebro e a espessura do córtex cerebral, onde se localizam as sinapses, continuam a aumentar no primeiro ano de vida.
Conexões a longa distància não se completam antes do nono mês e a bainha de mielina vai se adensando durante toda a infància. As sinapses aumentam significativamente entre o nono e o vigésimo quarto mês, a ponto de terem 50% a mais de sinapses que os adultos. A atividade metabólica atinge níveis adultos entre o nono e o décimo mês, mas continuam aumentando até os quatro anos. O cérebro também perde material neural nessa fase.
Um enorme número de neurónios morre ainda na barriga da mãe; essa perda continua nos dois primeiros anos e só se estabiliza aos sete anos. As sinapses também diminuem, a partir dos dois anos até a adolescência, quando a atividade metabólica se equilibra com a do adulto. Dessa forma, pode ser que a aquisição da linguagem dependa de uma certa maturação cerebral e que as fases de balbucio, primeiras palavras e aquisição de gramática, exijam níveis mínimos de tamanho cerebral, de conexões a longa distància e de sinapses, particularmente, nas regiões responsáveis pela linguagem. (PINKER, 2002)"
- Ele só não diz o porquê dessa perda de neurónios! Seria por causa da interação da parturiente com a poluição, com o álcool, com o cigarro, com os alimentos gordurosos?
- Falta de boa alimentação, à base de vegetais verdes, vermelhos, amarelos... verduras, frutas, legumes em geral?
- Descontinuidade da natação, antes de nascer a criança nadava...
- Mas a perda de neurónios se dá mesmo nadando, na barriga da mãe...
- Assunto sério, coisa grave...
- Gravidez...assunto interessante...
- Para as grávidas...
- Para os fonoaudiólogos...
- Para pediatras...
- Pederastas...
- Não, linguistas!
- Peraí, peraí! Pó?!...



























Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 1633 vezesFale com o autor