Usina de Letras
Usina de Letras
238 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->... E ele não tinha experiência e não era doutor -- 06/06/2003 - 19:56 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
... E ele não tinha experiência e não era doutor

Athos Ronaldo Miralha da Cunha





Quem votou em Lula nas últimas quatro eleições, tinha a clareza necessária do perfil de candidato em que estava votando, bem como o projeto político que tal candidatura representava para o futuro do país.



Nessa trajetória de longos anos, Lula sofreu os mais variados tipos de preconceitos.

Perdemos a conta das vezes que tivemos que ler e ouvir sobre a falta de experiência administrativa de Lula.

Era um grande empecilho para não votarmos em Lula para presidente. Mesmo sabendo e reconhecendo a competência de sua assessoria.

Um outro argumento usado, com mais parcimônia, para não cair no preconceito, era o fato de Lula não ter estudos. O candidato não era doutor. Seria inadmissível, um cidadão brasileiro com a 4a série do ensino fundamental, ser eleito presidente da república.

Buscamos vários exemplos na história de grandes líderes que tinham pouco estudo e parcas experiências e foram bem-sucedidos.

Mesmo assim a argumentação contrária era incisiva, preconceituosa e diuturna.

Ah! Mas o Lula não fala inglês!!!



Podemos discordar de sua política. Podemos ser críticos de seus projetos. Mas não podemos deixar de reconhecer que a desenvoltura de Lula no exercício da presidência é ótima.

No campo da política Lula está muito bem e poderá tornar-se uma referência histórica.

No recente encontro dos paises ricos, um outro presidente estaria acanhado, submisso e com olhar de um mendigo que pede esmola. Mais uma vez, como em Davos, Lula não se intimidou, falou em seu discurso o que os povos pobres da Terra gostariam que um líder do 3o mundo dissesse. Discursando num bom português, diante dos poderosos do G8, Lula não traiu sua consciência e nem seu povo. Até ficou bem na foto... “à direita do Pai”.



São apenas cinco meses de governo, entretanto podemos voltar os olhos para o nosso passado recente, para vermos de quem temos saudades.

FHC? Itamar? Collor? Sarney?

Como todos, Lula será julgado pela história.



Para concluir, tenho comigo um otimismo incandescente com o governo de Lula – críticas pontuais aos projetos fazem parte da nossa democracia – mas acredito, e espero, que no final do mandato, os índices sociais do Brasil estejam bem melhores que os de hoje.







É chique ser ex-revolucionário



Bravatas e gravatas



Por um punhado de utopia



O que está havendo como PT?



Um toque de esquerda



Sinto a presença de caralhos voadores no ar



Almoçou comigo, mas beijou o Irineu





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui