Usina de Letras
Usina de Letras
215 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->PERCALINA... CRÓNICA PREMIADA -- 28/12/2009 - 17:48 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Percalina Verde-Drummond faz parte do livro "ÚLTIMO SOL" e concorreu a uma bolsa para autores, através de concurso disponibilizado pela Biblioteca Nacional (Brasil).

Não ganhou sequer um prêmio-consolação. Alguma coisa do tipo:"Sua obra não foi contemplada com a bolsa, mas é um bom trabalho...continue".

"ISSO É UMA VER - GO - NHA !"

PS


"PERCALINA..." foi, posteriormente, reclassificada como prosa poética e publicada em novembro de 2009. Recebeu do Projeto Delicatta IV o prêmio de melhor crónica.




PERCALINA...


O trem de ferro sai do Rio de Janeiro levando a encomenda do Coronel: doze volumes encadernados com percalina verde-drummond. Verde a mata, longes horizontes, sonhos embalados na caixa de pinho. Passa a mata, passa o tempo, passa o vento na janela. O vagão sacode a caixa revestida de alumínio. Se a coleção não chegar incólume ao destino, o coronel não paga a conta.

O menino franzino espera ansioso. O burrinho pega a caixa na estação e rompe mata adentro gerais afora, levando um universo no lombo - um assombro: ninguém por ali tinha uma biblioteca tão grande. Burrinho não sabe ler, ainda assim, dissemina a cultura na cidade de ferro. Foi ele o responsável pela formação acadêmica do menino franzino que me ensinou a escrever.

Verde a mata, longes horizontes, sonhos encadernados em percalina verde, embalados numa caixa de pinho. Mata verde, percalina verde, burrico alazão leva esperança para o menino. Tudo trancado, inviolável. Só que tem a chave do saber abre as janelas do mundo: o olho mágico de Osíris e a beleza nua de Vênus abraçada pelos tentáculos da Medusa. Tudo isso numa caixa de pinho.

Numa caixa de pinho vêm os sonhos e se vão. Pela janela do último trem, vê-se um rosto pálido no esquife. Finda a saúde, as lembranças são guardadas em ataúde. Plantado no campo santo, o poeta espera tanto a ressurreição dos mortos, quanto a consagração da poesia. Passa a vida, passa o tempo, passa o vento. Passa o trem da morte todo dia, mas as palavras não passarão.


COMENTÁRIOS RECEBIDOS

Maravilhoso arremate, deslumbrei-me... Valeu caro amigo e poeta. Bom 2010. Abraços Alberto.
Enviado por JOSÉ ALBERTO LOPES em 28/12/2009 18:57
para o texto: PERCALINA... CRÓNICA PREMIADA (T1999994)


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui