Usina de Letras
Usina de Letras
171 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50631)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140806)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->O Castelo da Pierina -- 13/06/2004 - 00:46 (rosalice de araujo scherffius) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Castelo da Pierina, era um local real e nao imaginario. Eu o visitei pessoalmente.
Idos anos sessenta. A meninada da vizinhanca toda brincava la . Acho que fui uma das ultimas criancas a ficar sabendo do segredo...Um dia eu vi umas lindas pedrinhas de jogar, que minhas amigas tinham trazido do Castelo, eram de marmore, me disseram, e se eu quisesse iguais, teria de ir ao Castelo da Pierina para quebrar pedacinhos do marmore que estava jogado la , por toda a parte. A principio pensei que estavam brincando, mas aos poucos eu ouvi as outras criancas contando suas aventuras ao redor do Castelo.

Eu nao ia com muita frequencia, pois nao sabia exatamente onde era.
Tinha de ser acompanhada pela Livinha e a Noeminha, amigas que moravam ao lado da casa da minha Tia. E elas, por sua vez, so podiam ir quando os irmaos mais velhos ou os meus primos, ou o meu irmao mais velho queriam ir brincar la . Meus primos e meu irmao, nao queriam que eu fosse, portanto eu e as outras meninas tinhamos que ficar de olho, espreitando a hora em que eles saiam, na esperanca de que estavam indo praqueles lados. Eles (os meninos,em grupo de tres ou quatro)disparavam numa corrida maluca, tentando se perder de nos, como se aquele privilegio fora reservado so para eles, meninos, e nos, meninas, nao merecessemos nem um pouquinho daquela magia. Aos poucos comecavamos a fazer demarcacoes de territorio, contando as casas, as vezes os quarteiroes, outras vezes as arvores de oiticica e jabuticaba.
Fosse hoje em dia, era muito facil... basta ler as placas!!! mas naqueles tempos, A velha Avenida Santos Dumont nao era assim tao bem cuidada. Alias eu me lembro do dia em que vi o pessoal da prefeitura colocando os letreiros com os nomes das ruas em cada esquina.

A primeira vez que fui ao Castelo, foi a coisa mais linda do mundo! Eu ja tinha visto uma das torres, de passagem, quando passeava de carro e sonhara muitas vezes com o momento em que eu pudesse andar por aquele jardim com meus proprios pes... Quando os meninos viram que nao podiam se livrar da gente com facilidade, eles entao impunham limites em nossa aventura: "Voces nao podem subir na torre, nao podem entrar no castelo, so deve pegar pedrinhas das que ja estao jogadas por ai, e se virem alguem suspeito corram, que e cada um por si, e Deus por todos".

Mesmo assim eu fiquei pasmada de encanto quando comecei a andar em direcao ao belo edificio...
havia uma musica no ar, suave, diferente. Logo descobri que se tratava de flauta. La em cima, na torre proibida,estavam os musicos, um casal de jovens, ele de cabelos loiros e cumpridos, ela com uma pequena grinalda de flores. Minhas amigas
susurravam:"olha, acho que eles estao se casando".
Os meninos, se achegando a nos, segredaram:"eles sao hippies. Nao mexam com eles, e eles nao mexem com a gente. Dizem que alguns deles moram ai no Castelo.Gostam de paz". Minhas amigas comecaram a juntar pedrinhas e me chamavam:"Rosa, vem pra ca .
Ta cheio de marmore ja quebrado, agora e so arredondar as pontas, esfregando num pedaco maior, veja." Eu ja nao me interessava mais ...
estava completamente transportada para um conto de fadas... parecia assim o cenario da estoria da Bela Adormecida no Bosque.

Fiz algumas outras visitas ao Castelo da Pierina, ao longo do tempo. Aos poucos aprendi sobre a origem do local. A historia da bela Pierina, nascida francesa e que veio a ficar paralitica ao acompanhar o marido numa viagem ao Brasil, e ele construiu para ela uma replica do castelo onde crescera...com casaroes menores ao largo dos jardins, onde aos poucos os familiares do casal vieram habitar. Tudo isso se passou ha muitos anos atras. Na epoca em que a garotada visitava o Castelo, ja havia sido abandonado pela familia que o construiu. Pena que nao aprendi mais detalhes, quem sabe alguem se lembra e me passa maiores informacoes. De vez em quando lembro-me de estorias que eu ouvia a meninada contar sobre aventuras infantis acontecidas no Castelo.Tenho escrito bastante sobre esse assunto. Com tristeza cheguei a assistir ao processo de depredacao que culminou com total destruicao desse belo ponto historico de Fortaleza. Lembro-me que vandalos(bem como pessoas de boa reputacao)paravam seus carros e se serviam dos vitrais das portas e janelas, dos candelabros, das ornadas colunas e pilares, dos belos corrimoes da escadaria e tudo o mais... Um dia, ouvi no noticiario da televisao, que iriam demolir o lindo Castelo da Pierina, e no local, construir um centro artesanal comunitario. Perguntei ao meu Tio, por que alguem faria uma coisa destas? Ele disse que havia lido nos jornais alguma coisa a respeito de como os ratos tinham tomado conta do Castelo e como era impossivel salvar a propriedade...Aquele castelo era como se fosse um patrimonio nacional.
Pena que nao mereceu o respeito devido.

Rosalice de Araujo Scherffius
Direitos autorais reservados
rosalicescherffius@yahoo.com
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui