Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->UM PARA FRENTE, UM PARA TRÁS -- 30/01/2010 - 22:01 (JOSÉ RICARDO ZANI ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Ele surgiu em uma era distante e foi bom de serviço durante séculos. Ela é novinha e ganhou impulso com os avanços tecnológicos. Estão separados por séculos, são de concepções diferentes e trabalham em extremos opostos. Tão diferentes, que qualquer comparação pode parecer descabida. Mas não é.

Primeiro, porque ambos só têm utilidade quando em contato com a água. Segundo, são instrumentos criados pelo homem para fazer da água energia. Sem dúvida, o monjolo e a turbina têm algo em comum. Mas, obviamente, ao olhar para as semelhanças, saltam aos olhos as diferenças.

É como acontece com as relações entre pessoas: conhecer as afinidades é um modo fascinante de apontar as diferenças.

O monjolo, que é um pilão rústico movido a água, sempre pede um lugar de destaque, onde exibe seu balanço pausado e ocupa o centro do processamento de grãos. A turbina hidráulica, aquela que está no coração da usina hidrelétrica, pede para ficar submersa. O monjolo impõe seu ritmo e seu método. Dita o movimento, lento e alternado. A turbina aceita o que dela se espera e o regime que o sistema requer. Giro veloz e contínuo.

O monjolo tem charme e até um certo ritmo poético. Talvez goste de fazer cena. Começa levando a imensa boca à bica, à qual roga por uma dose tripla. Insinua uma grande coreografia enquanto enche o cocho de água e nossos olhos de expectativas. De repente, algo o desagrada. Joga fora toda a água, pára e inverte tudo, iniciando um passo largo, que termina com uma pancada seca na outra ponta. Então, recomeça, moroso e manhoso, suplicando à bica outra rodada. É o mais antigo caso de transtorno bipolar nos anais da psiquiatria.

A turbina, apesar de grande e pesada, mantém-se oculta e consegue relativa discrição, sem deixar de ser produtiva. Toda água que lhe chega se transforma em muitos watts de energia.

Ele bebe pouco e soca muito. Ela bebe muito, mas não bate nem tritura. Apenas gira. Dócil e incansável.

O trabalho do primeiro é um movimento mecànico de dois tempos. O da segunda tem infinitas possibilidades de giro e de potência. A tocada do monjolo é pautada pelo 1+1 e ao final do ciclo tudo volta ao ponto inicial. A turbina multiplica, só vai adiante e segue sem parar.

O monjolo é um símbolo de histórias e tradições. Age como dono do tempo e senhor do sistema. A turbina é metal frio, mas se integra em um sincronismo complexo. Aproveita tudo que lhe chega, multiplica o trabalho e alimenta uma casa de força.

A imponência do monjolo causa impactos. O anonimato da turbina ilumina a vida. Ele, com sua caprichosa gangorra, rompe cascas e quebra grãos. Ela, com seus pares acoplados, gera aquecimento e energia que move máquinas.

Assim como monjolos e turbinas são as relações entre as pessoas. Algumas nunca constróem uma trajetória de trocas positivas. As coisas voltam ao ponto de partida, recomeçando a cada encontro ou a cada dia. Um passo para frente, outro passo para trás, qual o monjolo com a delicadeza de tijolo.

Outras relações são férteis, sinérgicas. Sempre se estreitam e se aprofundam, distribuindo benefícios sem nada impor. Apenas interagindo e multiplicando, como a turbina, com seu vigor de menina.

Traídos por impulsos do ego, às vezes fazemos o papel de monjolo em nossos relacionamentos. Outras vezes, assumimos esse papel conscientemente, movidos por caprichos pessoais ou equivocados desejos de atenção e poder.

Quando isso acontece, a gente se expõe a riscos que podem custar caro. Risco de ser substituído por uma eficiente turbina, carcomido pelo tempo ou simplesmente entregue ao abandono. Como um velho monjolo ao relento.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui