Usina de Letras
Usina de Letras
56 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A VIÚVA E O SACRISTÃO. JUVENTUDE E VELHICE. -- 14/02/2010 - 14:31 (Ana Zélia da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Número do Registro de Direito Autoral:131420484775873000
A VIÚVA E O SACRISTÃO. (Juventude e velhice).
Ana Zélia

A viúva se assustava a cada dia com o que vinha acontecendo com os idosos do mundo inteiro. Percebia também que a juventude se perdia morrendo tão cedo.

Leu um artigo onde se ouvia o grito de isolamento dos idosos em um asilo, os colocavam lá e nunca mais apareciam, nem pra visitá-los, muito menos fazer-lhes companhia. Pensou numa solução rápida, talvez desse resultado, os encarregados do Asilo, fariam um pedido às Faculdades de todas as áreas do conhecimento para que um dia na semana um grupo de voluntários ali se reunissem e numa espécie de mutirão ou de estágio, transferissem a estas pessoas todo o conhecimento específico de suas áreas, por exemplo, Medicina, Enfermagem e Educação Física se reuniam, planejava e executava terapias, jogos, entrosamentos entre o idoso e os estudantes. Pedagogia, Educação, Psicologia, Direito, serviço Social e outras tantas, dentro de suas áreas dariam a estas pessoas e de preferência reuniriam as famílias e juntos mostrariam a felicidade estampada na face de cada um daqueles "exilados" da Sociedade. Os Asilos nunca mais emudeceriam. É questão de planejamento, as Universidades, as escolas estão prontas ou se não estiverem se tornariam modelos de aprendizagem e respeito a tantos.

Por que pensava a viúva, criavam-se filhos e de repente eles casam e se acham com o direito de desfrutarem de tudo aquilo que os pais construíram com muito sacrifício, às vezes são as noras que não aceitam morar com os sogros, ou não querem ajudar os velhos e forçam os maus filhos a fazerem o despejo destas pessoas para o Asilo. Ou genros estúpidos que agem da mesma maneira.
Juventude é passagem de tempo e como ele passa rápido, os jovens de ontem são os velhos de hoje e nada mudou a não ser a evolução da Ciência que prolonga com seus conhecimentos a vida de todos nós. Como preparar esta juventude para não sofrer na pele os maus tratos que muitos dos nossos velhos estão sofrendo.

Precisamos orientar e mostrar a esta Juventude que se foi ou está difícil aos velhos de hoje, a eles será bem pior, porque ninguém respeita ninguém, mesmo tendo lugares reservados nos coletivos, os mais novos, já cansados, fingem dormir para não ceder o lugar, ora, se eles recebem esta educação, quando atingirem a idade como serão tratados?

É hora de mudanças, o caso é sério, o Brasil se tornou o País dos Velhos, desamparados, esquecidos, mal tratados, atirados nos "Asilos da vida", aguardando a morte ou sendo mortos pela pior arma do ser humano. O ESQUECIMENTO.

Lembrava-se ela de um adágio que uma saudosa amiga dizia: "Atrás de mim virá quem me vingará. O Tempo, senhor de todas as coisas".

VAMOS DESPERTAR.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Londrina-PR, 14.02.2010-

Nota da autora- O fato delatado aqui virou rotina no país. Pessoas idosas sendo mal tratadas covardemente por aqueles que lhes devem a vida, alguns lhes roubam tudo, as aposentadorias, residências, vidas. Velho morto é alívio, dinheiro nos caixas da vida. Mas quando chegar a vez deles não se lembrarão do ontem, de seus pais, avós, e outros tantos que foram vítimas da bebida, dos presídios, dos governos e da vida. Londrina, Ana Zélia




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui