Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62230 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13570)

Frases (50626)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Pra que internet? -- 19/06/2001 - 19:19 (MICS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Pra que internet?





Há muitos anos, quando ainda trabalhava numa agência de publicidade e a internet ensaiava seus primeiros passos, alguém me perguntou se eu usava a internet e qual a sua utilidade. Respondi que não usava, que naquele momento as BBSs ainda tinham mais utilidade pois havia pouca informação disponivel pela www mas que em poucos anos teríamos toda a informação disponibilizada digitalmente. Era uma questão de dar tempo aos digitadores e demais web-tudo de arrumarem a casa.

Uns dois anos depois tentei convencer a mesma pessoa que encabeçava o marketing de uma grande empresa a utilizar o e-mail. Nessa época ainda achava pouca utilidade na rede mas já via o e-mail como forma absoluta de intercomunicação mundial.



Hoje em dia se me perguntarem novamente para que internet eu digo sem hesitar: para tudo.

Se preciso um endereço é lá que procuro. Um cep, um assunto, uma explicação qualquer. Um remédio que não encontro, uma roupa, um presente, está tudo lá. É importante saber filtrar bem o que se encontra pois há informação de todo tipo. Mas está lá.

Quando vi os primeiros ensaios imaginei que seria fácil disponibilizar dados e não me enganei quanto a isso. Os sites variam em forma, em conteúdo mas tem informação que não acaba mais.

Difícil é achar essa informação.



Estranho esse fato quando lembro que yahoo fez dois milionários justamente disponibilizando endereços, mas é a verdade. Hoje os motores de busca além de se tornarem altamente sofisticados disponibilizam quase que só informação de quem paga ou se inscreve. Quem não entende ou não pode pagar, fica de fora.

A grande rede está cheia de sites com conteúdo e forma bastante razoáveis que não aparecem nos buscadores.

Ontem, conversando com um rapaz sobre gravadores de CD, ficamos em dúvida sobre alguns recursos.

Prontamente abri minha pasta de favoritos e achei a página que trata de comparação de equipamentos desse tipo. Meu bookmark é um dos tesouros que guardo com o maior cuidado.

Aos poucos, repasso cada endereço interessante para um caderno de endereços para ter acesso mais rapidamente e poder utilizar mecanismos internos de busca. Estou sempre testando novos softwares de agenda e correio integrados que satisfaçam todos os requisitos de que necessito: informação suficiente com acesso eficiente.



Mas voltando ao assunto dos buscadores, não fosse o grande arquivo que mantenho e muita informação que necessito não encontraria mais.

Esse endereço mesmo sobre dicas em cdrw que é bastante completo e atualizado com frequência não aparece quando dou a busca através do google, yahoo ou qualquer outro buscador.



Outro dia fiz uma busca pelo meu nick de guerra, dos primórdios do chat no zaz e achei uma página na argentina com um cartão de natal que mandei há muito tempo. O curioso é que esse mesmo nick está em quase todas as mais de 200 páginas de um site sobre literatura que mantenho com uma amiga e que anda desatualizado. O que me leva a deduzir que a sofisticação dos buscadores chegou ao ponto de excluir tudo que é antigo. Novamente estranho o fato pois há sites bastante interessantes mas que não são, e nem necessitam, de atualização constante.

São como bons livros largados na estante que consultamos quando temos vontade, ou saudade.



Me parece que hoje, a internet, que pretendia ser um meio de comunicação sem restrições nem preconceitos, esbarrou na porta do tempo e só mostra o que é novidade desprezando o antigo.



A arte imita a vida, não é?

19/06/2001
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui