Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->BRASIL ESTÁ SE ENTREGANDO TAMBÉM AO FUMO -- 17/07/2005 - 20:34 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OMS ALERTA BRASIL SOBRE LUTA ANTIFUMO
Por não ter aderido ao tratado, País pode deixar de receber financiamentos
Jamil Chade, correspondente

O Brasil começa a ser excluído de programas internacionais de financiamento por não ratificar o tratado de controle do tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS). A informação é da diretora do programa antitabaco da OMS, a brasileira Vera da Costa e Silva, que cobra daquele que acaba de ser confirmado como novo ministro da Saúde, Saraiva Felipe, ações concretas para obter a aprovação do acordo no Congresso.

O tratado foi fechado no ano passado e já entrou em vigor, mas até hoje o Brasil não o ratificou, apesar de ter presidido o processo. A especialista e uma das principais ativistas internacionais contra o cigarro anunciou nesta semana em Genebra que, depois de cinco anos à frente da campanha antitabaco da OMS, deixará o cargo em agosto por motivos pessoais. Leia trechos de entrevista que Vera concedeu ao Estado.

Como a sra. avalia o fato de o Brasil ainda estar fora do tratado?

É uma grande tristeza. O Brasil deveria ser um dos países mais interessados em fazer parte do acordo, já que as decisões que forem tomadas de agora em diante pelas economias que importam o fumo vão ter repercussão direta sobre as exportações brasileiras. O argumento dos fumicultores do País é de que as vendas serão afetadas se o Brasil aderir ao tratado, mas o que vai afetar essa produção não é a queda no consumo local. 85% do fumo cultivado no País é exportado e é uma pena que o Brasil não veja o grande tiro no pé que está dando. Até a China, o maior produtor de tabaco, já está com o processo de ratificação avançado. O Brasil ficará numa situação complicada.

O futuro ministro da Saúde deve mudar a estratégia para convencer os senadores a aprovar o texto do acordo?

Ele deve reforçar o trabalho do controle do tabagismo e tentar influenciar o Senado para evitar o lobby da indústria. O ministro deve mostrar que esse lobby não pode ser mais poderoso do que os interesses de saúde pública do brasileiro.

Mas como a adesão do Brasil pode ajudar o fumicultor?

O fumicultor vai estar muito mais seguro se o Brasil ratificar o tratado. O acordo prevê negociações para debater o que ocorrerá com os países importadores e ainda haverá programas de financiamento para apoiar os agricultores. Fora do acordo, o Brasil não terá como participar dessas negociações nem se beneficiar desses recursos.

Ao deixar a OMS, a sra. tentará influenciar a situação no Brasil?

Vou me tornar uma consultora independente no Rio e farei o que estiver ao meu alcance para influenciar.
Fonte : O Estado de São Paulo

Ver MAIS



Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.

Não use esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;
Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.
Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso
.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui