Usina de Letras
Usina de Letras
211 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Shakespeare visita Arruda na prisão -- 04/03/2010 - 08:50 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SHAKESPEARE VISITA ARRUDA NA PRISÃO

Da série: Personagens do passado comentam o presente

Paulo Barreira Milet ¹

Na sede da Polícia Federal em BSB. A porta se abre e o guarda diz:

Governador, tem uma pessoa chamada Wiliam querendo entrar.
- Wiliam? Wiliam de que?
- Ele diz que é William Shakespeare.
Ahn? Deixa entrar..
A que devo esta honra? Nunca podia imaginar uma visita dessas!
- "Há mais coisas no céu e na terra, Arruda, do que sonha a tua filosofia."
Que bom que você veio. Estou me sentindo muito só.
-"Se você se sente só, é porque ergueu muros em vez de pontes."
Sinto saudades da minha vida lá fora.
-"Todos amam a vida, mas o homem valente e honrado aprecia mais a honra."
Eu só estou aqui porque fui traído por aquele cretino. Achei que podia confiar e depois eu dava um jeito nele! Maldito seja!
- "As maldições não vão nunca mais além dos lábios que as proferem" e deve-se tomar "Cuidado para com a fogueira que acendes contra teu inimigo; ela poderá chamuscar a ti mesmo."
Mas eu estava fazendo um bom governo. Será que não se lembram disso?
- "O mal que os homens praticam sobrevive a eles; o bem quase sempre é sepultado com eles" e você vai "Descobrir que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida."
Mas depois do caso do Painel do Senado, o povo já tinha me perdoado e me reanimei com a eleição para governador.
- Governador, "Nada encoraja tanto ao pecador como o perdão" e lembre-se de "Não sujar a fonte onde aplacaste tua sede."
Me cerquei de gente de confiança e que não pensavam muito. Eu controlava tudo. Todos gostavam de mim!
- Arruda, "o que gosta de ser adulado é digno do bajulador". Com o tempo, "Eu aprendi que para se crescer como pessoa preciso me cercar de gente mais inteligente do que eu."
Mas até dinheiro na meia! Até eu achei demais.
- "A desconfiança é o farol que guia o prudente" (Essa eu não resisti!) mas, "Se o dinheiro vai na frente, todos os caminhos se abrem."
Será que estão gravando nossa conversa?
- "A suspeita sempre persegue a consciência culpada; o ladrão vê em cada sombra um policial."
Achei que tinha sido bem esperto ao fazer um acordo com o Ex-Governador e depois conseguir me livrar dele.
- Governador, você devia saber que "Se dois cavalgam num cavalo, um deve ir detrás" e também que "Atiramos o passado ao abismo, mas não nos inclinamos para ver se está bem morto."
Mas que destino infeliz. Essas pessoas traíram minha confiança. Falavam em meu nome mas eu não sabia de nada!
- Shakespeare pensando: "Que formosa aparência tem a falsidade."
- Arruda, aprenda: "Dê a todas pessoas seus ouvidos, mas a poucas a sua voz" e saiba que "O destino é o que baralha as cartas, mas nós somos os que jogamos."
Mas eu sou um cara simpático e risonho. O povo me adora. Eu estava a caminho da glória! Eu não pareço uma pessoa honesta?
- "O rosto enganador deve ocultar o que o falso coração sabe."
- "Os homens deviam ser o que parecem ou, pelo menos, não parecerem o que não são."
- "A glória é como o círculo na água; nunca cessa de se dilatar até que, à força de se expandir, se perde no nada."
Mas os meus advogados vão acabar dando dar um jeito nisso. Eles são muito hábeis com as palavras.
- "As palavras são como os patifes desde o momento em que as promessas os desonraram. Elas tornaram-se de tal maneira impostoras que me repugna servir-me delas para provar que tenho razão."
Bem, acho que nosso horário está terminando. Deus está vendo tudo e há de me proteger!
- "Não chegarão aos ouvidos do Eterno palavras sem sentimento."
- Passe bem Governador...


¹ Paulo Barreira Milet é empresário, consultor e Sócio-Diretor da Eschola.com
blog Trocando ideias com educação
As citações de Shakespeare foram retiradas de http://www.imotion.com.br/frases/
Saiba mais sobre William Shakespeare no blog Biografias Vida e Obra


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui