Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->ARTIFÍCIO -- 04/04/2000 - 13:22 (MARIA DA CONCEIÇÃO MATOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Espiando de meia jota lá está o Galério.
Houve uma época em que ele prosseguia uma animada conversa. Agora não. Parece que ele encasquetou com uma tal de Semíramis e daí prá frente, o dom de se fazer entender com o olhar ( sem olhos ), é o seu fraco. Digo sem olhos, porque apesar de tê-los, Galério faz questão de encarar as pessoas com um olhar perdido num ponto X, sei lá.
Timidez xucra, diriam. Mas o rapaz sempre pareceu-me despachado. Abstenho-me de tirar conclusões precipitadas, afinal, isto pode ser uma torpe manobra do infeliz.
Semíramis é moça recatada, ( assim se referem às moças de boa família ). Impensável reconhecê-la como de má índole. A mãe, é uma santa. pelo menos é o que se houve por aí: -Dona Santinha, como já diz o próprio nome, é uma verdadeira santa. Sofre tanto a pobre coitada! Só de tolerar sem reclames, a cachaçada do marido, aquele bafo de pinga que da boca exala engrolando os palavrões, já é um meio caminho andado para a porta do céu. "Cada qual no seu canto, chora o seu tanto". E como deve chorar a dona Santinha!
Agora, o maneirismo do Galério é preocupante. na verdade ele é até um caboclo bem apanhado.Convencido de bonitão. Está sempre com o cabelo num belo corte, a barba nunca por fazer, na melhor performance. Meticuloso, enérgico, elegante e, sobre tudo falante.
De uns tempos para cá, o cara mudou mesmo de personalidade. O pior não pode ter acontecido. Isto seria demais! Coitada! A Semíramis não merece esta desfeita. Justo com o homem da sua vida. E o primeiro, pois, pelo que me consta, nunca ouvi falar que a jovem tivesse tido um namorado antes.
Quando soube que ela estava de caso com o Galério, estranhei um pouco. Não por querer menosprezar a moça. Longe de mim tal pensamento. Mas o Galério sempre andou às voltas com moças atiradas, metidas na sociedade, apreciadoras de uma boa vodka, um cigarrinho...
Achei estranha a sua mudança de comportamento assim tão de repente. Embasbacam-se as pessoas ao vê-lo calado, olhar perdido. Aquele não é o mesmo homem. Lá na casa do rapaz, a mesma interrogação.
Afinal, qual seria o motivo para tamanha mudança de caráter?
No fundo, muita gente acha que é impressão, perseguição contra o inofensivo moço.
Semíramis continua na dela: silenciosa, recatada, sonhadora demais na opinião de alguns.

Finalmente a notícia que se espalha pela cidade:
- Gente, uma bomba! Voces nem vão acreditar!
- Mas a Semíramis?
- Ela mesma.
- Meu Deus! Mas então está explicado. Isto mesmo!
O Galério, mas quem diria!
- Já sabem como vai se chamar?
- "Galessímia".

Abstive-me de tirar conclusões precipitadas...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui