Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->RIBEIRÃO PRETO 147 ANOS -- 14/06/2003 - 16:28 (NILTON MANOEL) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Nilton Manoel

- ubt.niltonmanoel@ig.com.br

da Ordem dos Velhos Jornalistas

da Academia Virtual Brasileira de Letras

da Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel

da Sociedade de Cultura Latina



ribeirao preto 147 anos



Nada me faz pensar tanto em minha cidade do que o dia de seu aniversário. Vejo pela imprensa envolta no seu festivo calendário de comemorações como o desejo do presente esquece os feitos do passado. Começo por me lembrar do velho jornal A LUCTA estampado em livros dos históriadores. Vejo em minhas mãos o Diário da Manhã e o jornal A Cidade do início dos anos mil e novecentos... Olho na Sociedade Legião Brasileira Civismo e Cultura o padre Euclides e sua obra hoje meio despojada pelo tempo.Relembro da velha amiga dos pobres ( hoje mais para amiga dos ricos) e A Palavra do Giminasium Otoniel Motta... Nesse próprio estadual foram fundados em 1906/07 a Sociedade de Culto a Ciência e um museu escolar...No envolvimento histórico, Monteiro Lobato em A Barca de Glayre destacava Ricardo Gonçalves e nossa cidade... Numa velha cisterna de sarilho defronte a velha escola de Belas Artes, uma homenagem ao poeta da velha chácara - o antigo Bosque que se foi -... A borracha do tempo apaga coisas importantes: o padre Euclides expulso do centro da avenida Saudade foi para a praça Santo Antonio, depois sem pedestal foi para o Asilo e colocou-se um santo no pedestal. As estatuetas da praça Camões sairam de lá e foram para o nem tanto histórico Teatro... O palacete se foi... O assassinato onomástico sumiu com o Barracão num plebiscito operário de última hora..As velhas placas de bronze somem-se no tempo... As figueiras da praça, nem tão antigas como as que existem em fazendas como Pau D!alho estão morrendo e os adornos pracistas de xaxim reproduzem-se... Ribeirão Preto , 147 anos, ainda clama por pesquisas históricas mais profundas... Ainda clama pela permanencia de antigos projetos culturais, como o Livro de Prata, os Simp[osios de Literatura, os Jogos Florais entre tantos. A historia de Ribeirão Preto não popde prender-se em circuitos domingueiros onde diversas coisas são esquecidas... Ribeirão Preto precisa ser mais plena, mais histórica e talvez modificar o seu próprio hino pelo próprio autor escluindo o excesso de provincianismo que sugere bajulação as cidades mais antigas... Nem só de versinhos pés quebrados pode viver uma metrópole e o tempo de batatinha quando nasce já se foi... Na saudade das coisas que não são conservadas e das novas que são culturadas... meu ribeirão Preto das palmeiras (republicanas) parabés pelo seu povo que construiu o seu passado e para os que contuinuam no presente...

Daqui a três anos seremos sesquicentenários.



Ribeirão Preto formosa

o teu destino nos diz

serás a mais gloriosa

das cidades do país.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui