Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Há um túnel no fim da luz -- 20/06/2001 - 22:33 (Pedro Berocan Veiga) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No começo do ano, e porque não, deste milênio o Brasil demonstrava uma certa progressão em seus setores econômicos. O crescimento do setor industrial e a maior entrada de capital estrangeiro nos davam a idéia, de que esta era a chance de nosso país mostrar à Economia Mundial a sua potencialidade, e assim estaríamos direcionados ao avanço econômico. Agora seria a nossa hora!



Como sempre o povo brasileiro se mune de otimismo, devoto da esperança, este enxergava uma luz no fim do túnel. Um túnel de mais de 500 anos, onde a sua escuridão permite a tolerância à corrupção e a precária condição de sua estrutura. O povo brasileiro não é cego, mas no meio da escuridão, este só poderá fixar seus olhos na luz ao horizonte e se dirigir cautelosamente ao fim deste tenebroso túnel.



A cada ano esta luz se tornava mais forte, mas infelizmente teve de ser apagada em função do racionamento. “Estamos à deriva”, gritaria o marujo para o seu capitão desavisado, em outro caso semelhante. E assim o navio se encontra desgovernado e sem rumo, por sorte nossa estamos em solo firme, ou melhor, quase firme.



Enquanto no ar, o aviso é assim: “Atenção senhores passageiros, devido um erro de cálculo em nosso abastecimento estamos com baixa autonomia de vôo. Mas não se preocupem, desligaremos as nossas duas turbinas para economizarmos o combustível”. Será que chegaremos ao destino que desejamos?



Acredito que não! Faz muitos anos que vivemos na recessão para conter a desvalorização de nossa moeda, mas isto não vem acontecendo. Afinal é o Dólar que sobe, ou o Real que desce? E isto tende a se agravar com o racionamento de energia, o país vai conter a sua produção gerando um crescimento apenas no desemprego. Uma situação que irá durar mais de quatro anos, com conseqüências cada vez mais desagradáveis. Desculpe-me o pessimismo, pois o meu otimismo está sendo racionalizado.





Pedro Berocan Veiga – www.pedroveiga.hpg.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui