Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Repete Morreu - A autenticidade é transformadora -- 14/06/2003 - 20:55 (Jefferson Cassiano) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Era uma vez, dois amiguinhos: Grapete e o Repete. O Grapete subiu no telhado, caiu e morreu. Quem sobrou? Repete! E assim continuava a brincadeirinha inocente de nossa infância. Ao lado da velha que, embaixo da cama, criava um gato, um pato, um galo, o Grapette e o Repete ilustram muito bem a tendência humana de insistir no mesmo método. Desde as fraldas, estamos repetindo. Repetíamos as palavras que nossos pais nos ensinavam. Repetíamos as vinhetas que tocavam nos intervalos da Sessão da Tarde. Repetíamos as frases do livro da escola. Os “obrigados” e “não foi nada”. Repetíamos de ano. Repetíamos o mesmo pedido para o Papai Noel que nunca vinha. Adultos, fazemos exatamente o que nossos pais faziam, perpetuando os erros de uma sociedade mecânica e desigual.

A astrologia, que é centrada no indivíduo, mostra o caminho para a autenticidade. Seja um homem, uma pedra, um evento, todos têm seu mapa astral único, intransferível. Não existe um mapa igual a outro, nem mesmo em parto de gêmeos. O mapa astral é a confirmação da singularidade do homem nesta dimensão e neste tempo/espaço. Então, cada ser vivente deveria ser original na maneira de expressar seus atributos divinos. Deveria.

A força dos padrões sociais e institucionais, no entanto, não valoriza a autenticidade. Para ser socialmente aceito você precisa parecer com a maioria, ser igual a todos. Acabamos sofrendo a pressão de duas forças: uma de dentro para fora, que somos nós pedindo que sejamos nós mesmos. A outra de fora para dentro, que é a sociedade pedindo que sejamos nada além de formato/padrão. Adler acreditava que do choque destas duas forças nascia a consciência do homem e suas neuroses.

Na natureza a repetição é apenas uma aparência. Uma orquídea é muito parecida com outra orquídea, em forma e função. A grande diferença é que a função, ou dharma, de uma orquídea é ser orquídea e isso não é repetição, é pura autenticidade. Nenhuma orquídea é o que é porque viu na TV ou copiou da flor vizinha. Ela é e pontocom.br.



ALÉM DOS ANÉIS DE SATURNO



Lua e Saturno astrológicos podem nos ajudar a encontrar os padrões que usamos em nossas repetições. A Lua é regente dos assuntos ligados à tradições familiares, raízes e forças emocionais do passado. Seu signo lunar pode mostrar o que sua família fazia e, conscientemente ou inconscientemente, você faz igual. É a pressão familiar que incide em você. Já Saturno, rege a expectativa social, a ambição e as projeções do futuro. A posição de Saturno no mapa indica o quanto somos permeáveis à necessidade de status e à pressão social.

Tanto Saturno quanto a Lua nos falam de áreas onde a promessa de crescimento é muito grande. Basta apenas que nos disponhamos a experimentar, enfrentar medos e assumir novas posições. Quando mudamos o método conseguimos novos resultados. Então, a pressão familiar indicada pela Lua transmuta-se em maturidade emocional e a cobrança de Saturno é pura Sabedoria. Só precisamos tirar o gato, o galo, o sapo e outros bichos do porão, encara-los de frente. Dizer que quem morreu foi o Repete e que, em vez de tomar um Grapete, você prefere um chazinho de hortelã, só para variar.



Mande um e-mail para jeffcass@hotmail.com e descubra seu signo lunar.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui