Usina de Letras
Usina de Letras
251 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sobre ditaduras e execuções -- 15/06/2003 - 03:26 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sobre ditaduras e execuções

Athos Ronaldo Miralha da Cunha





Após a queda do muro de Berlin e a derrocada do socialismo real, houve um breve recuo da esquerda do debate ideológico e uma prepotência capitalista como símbolo hegemônico.

Mas o debate nunca cessou.

E quando sai do campo da ideologia e das idéias, por falta de argumentos, caímos e exploramos dados estatísticos.

Quem matou mais? Qual ditadura foi a mais horrenda? Qual ditador foi mais sanguinário? As cifras ficam volumosas e são dezenas de milhares de vidas perdidas.



Há poucos meses, para não dizer, há poucos dias, dois episódios tomaram conta dos noticiários. A guerra EUA x Iraque e a execução de prisioneiros políticos pelo regime cubano.

No primeiro caso, Bush prometeu acabar com as armas químicas, prender Saddam e libertar o Iraque da ditadura.

O EUA não encontraram as tais armas químicas e nem prenderam o Saddam. Sequer um dos seus 10 sósias foi aprisionado e mostrado ante as câmaras de televisão.

No segundo caso, Cuba ficou exposta, mais uma vez, para o mundo. A ditadura cubana está aos frangalhos. A democratização do regime de Fidel torna-se imprescindível. É impensável para o pensamento contemporâneo de esquerda afronta aos direitos humanos e as liberdades individuais.



Mas não ficamos por aí, novas execuções estão por vir. E virão de Cuba. Mais precisamente da base militar de Guantánamo.

Segundo a rede BBC, há planos militares que pretendem formar um tribunal e uma câmara de execução dentro do campo de prisioneiros.

Depois dos atentados que derrubaram as torres gêmeas, a base militar de Guantánamo recebeu centenas de prisioneiros. Há denúncias de que menores de idade estão detidos contra a lei e suspeitos mantidos no cárcere sem acusação formal ou direito a defesa externas.



Os prisioneiros acusados de ligados com a rede Al Qaeda e a milícia Talibã são considerados “alguns dos mais perigosos, bem treinados e cruéis assassinos na face da Terra”.

Entretanto, muitos deles são apenas militantes islâmicos despreparados e sem qualquer importância para a estrutura de suas facções.

Segundo as denúncias serão executados sem julgamento ou direito a defesa.



Para os que adoram as estatísticas, é bom lembrar que Guantánamo fica em território cubano... mas adivinhem quem são os donos daquela base militar? Acertou. Os mesmos que não encontraram Saddam e nem as armas químicas no Iraque.

Mas eles é que são os democratas. Os socialistas é que são os exterminadores. (sic)



No método das partidas dobradas de quem mais matou... eu fico com o direto à vida.





Brizola, a última reserva moral... ou seria um titular?



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui