Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Oito pontos na escala Herbert Richards -- 10/05/2010 - 17:58 (Jefferson Cassiano) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
- Você viu? Terremoto no Haiti!
- Ah, cara! Quem não viu? Foi até capa da Veja!
- Não... É outro terremoto.
- Outro? Depois daquele?
- É. Nem contaram os mortos e já teve outro tremor bravo.
- Putz! Mas até que é bom, né?
- Como assim "bom"?
- Ué. Já tá tudo no chão. Não tem mais perigo de desabar o teto na cabeça de quem não tem mais teto. Antes lá que no centro de Sampa.
- É...pensando assim. Mas é dureza.
- É dureza. Mas é normal também.
- Normal como? É uma catástrofe da natureza!
- Catástrofe até é. Mas não é da natureza coisa nenhuma. É catástrofe cultural. A natureza não fez isso para matar homem, cachorro ou passarinho. Fez porque é assim que é. Acontece. O homem é que tem a mania de estar no lugar errado na hora errada. Não vê as enchentes?
- Que que tem?
- Tem que a gente asfalta tudo que era de terra, joga lixo no esgoto, ocupa áreas perto de rios. Aí chove um tanto, inunda tudo, desliza barranco em cima de casa. Ninguém pergunta o que que a casa tava fazendo ali na beira do barranco ou do rio. A culpa é da natureza.
- Ou do prefeito. A mulher aparece na televisão chorando e berrando "eu perdi tudo que eu tinha". Ano que vem, tem enchente de novo e lá vai ela: "perdi tudo que eu tinha".
- Pois é. E dá notícia. Os jornais adoram um choro escandaloso, um resgate dramático, um mártir diplomata que, do dia para noite, vira o santo da paz no mundo. Antes ninguém sabia quem era o cara. E o presidente colocando medalhas sobre os túmulos dos soldados mortos no terremoto?
- É amigo. Caiu na mídia vira show.
- O Haiti agora é a nova Etiópia. Vão até gravar uma versão do USA for África.
- USA for Porto Príncipe?
- Sei lá. Deve ser. Mas sem o Michael Jackson, vai ser meia-boca.
- Sem o Ray Charles também...
- Até a Gisele Budchen disse vai doar mais de milhão para os haitianos.
- E a Lady Gaga vai fazer show em Nova Iorque. A renda vai para onde?
- Para o Haiti. Pena que o Haiti não seja mesmo aqui. Porque esse choque do mundo com o sofrimento das vítimas dos terremotos é louvável, mas o perrengue que a gente vê aí ao vivo pela TV é comum em muito lugar do mundo todo dia. Só não tem barulho, tremor, nem càmera para mostrar.
- E faz o quê? Não ajuda? O Brasil mandou quinze milhões pra lá...
- Não tem como não ajudar, né? Vai explicar como? "Participo de sua dor, mas vou usar esse dinheiro com os pobres aqui de casa mesmo"?
- Nem dá. Pior vai ser se, no futuro, daqui a uns vinte anos, alguém descobrir que o Hugo Chávez tinha razão. Ele acha que foram os "imperialistas americanos" que provocaram, com testes no mar, o terremoto no Haiti e na China. O próximo vai ser no Oriente Médio.
- Só falta ele dizer que o Obama também foi culpado pelo gol do Barueri contra o Palmeiras...
- Pó! Cê viu? Juizinho ladrão!
- Pior que terremoto!
- Abalou Bangu!
- Oito pontos na escala Herbert Richards!
- É... O Obama é pior que o Obina.

*Publicitário e professor de língua portuguesa. Pensa que, se a vida virou espetáculo, está na hora de trocar o roteirista.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui