Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Diga-me o seu nome e ... -- 24/05/2010 - 14:21 (Alfredo Domingos Faria da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Diga-me o seu nome e direi, mais ou menos, o que você faz
(exceção se faz aos cães)

Alguns acham não ter nenhuma relação. Nada a ver! Não concordo. Meus argumentos são empíricos, mas funcionam na prática. É o que se vê.
Vamos navegar no mistério dos nomes. Eu sei que as pessoas escolhem seus times de futebol, os estudos, amigos, tanta coisa, mas não escolhem os nomes. Vamos brincar:
Nomes de sogras; aquelas matronas, às vezes de peruca e, também, de bigodinho, que mandam nos maridos (aliás, todas as mulheres mandam nos companheiros ou pensam que isso ocorre): Leontina, Carmela, Dagmar, Eudóxia, Aurora, Filomena, Miquelina, Francisca, Eulália, etc. Alguém já viu uma sogra chamada Cristiane, Aline, Clarissa, Roberta ou coisa parecida, mais moderna?
Nomes de professoras; aquelas magrinhas, longilíneas, de cabelos negros e curtos, enérgicas: Adelaide, Mirna, Raquel, Nair, Mirtes, Luci, Rose, Paulina, Olívia, etc.
Nomes de romànticas; aquelas mais gordinhas, simpáticas, que mantiveram diários e escrevem poesias: Maria Cristina, Elizabeth Maria, Helena, Angélica, Maria Lucíola, Solange, Vània Regina, Sandra Mara, etc.
Nomes de advogados; os que falam "data vênia" e "salvo melhor juízo" e usam caneta "Mont Blanc": Paulo Franklin Barreto, Pedro Bittencourt Filho, Eduardo Luiz Mendonça, Altamirano Moreira, Ignácio Pinto Wanderley, Sebastião Augusto Nogueira, etc. Todos com no mínimo dois nomes, fazendo questão de dizê-los por completo.
Nomes de passistas e sambistas dos nossos blocos e escolas de samba; aquelas que são jovens, morenas, corpos delgados e dentes brancos: Soninha, Ritinha, Simone, Cininha de Irajá, Carminha do Bafo da Onça, Sandrinha Beija-Flor, etc. Todas dançam e encantam nos salões e avenidas, leves e felizes.
Nomes de sacerdotes; aqueles já antigos nas idades, a maioria de origem estrangeira: Fritz, Alfred, Adamastor, Farinha (conheci um, era português), Leóncio, Martinelli, Sivolella, Pivatelli, Andreoli, Adalberto, etc.
Nomes de porteiros; aqueles que deixam suas terras natais no Norte e Nordeste do País e vêm em busca da aventura e do dinheiro nos grandes centros: Severino, Ademilton, Benedito, Antonio, Sabino, José Sávio, Inaldo, Tinoco, etc.
Nomes de cães; aí vale dividir em duas classes - os de pobre e os de rico - há diferença, está pensando?! Os de pobre são espertos, magrinhos, caçadores, de rabo fino, sempre antenado, e comem qualquer comida, até a de panela. Os de rico são molengos, dormem muito, gordos, de rabo grosso, sempre em repouso, alérgicos, e são alimentados com ração especial, de marca. Os nomes também seguem as duas classes: os de pobre - Ximbica, Baleia, Piranha, Branquinha, Pretinha, Traíra, Piaba, Neguinho, etc. e os de rico - Rex, Duque, Rainha, Xuxa, Princesa, White, Brown, Teobaldo, José Bonifácio, etc.
Nomes de jogadores de futebol. Nesse campo, tem para todos os gostos, não fosse este o País do futebol. É prudente fazer separação dos nomes por setor de atuação do jogador. Vejam: no gol - Alex, Martinez, Bruno Reis, Júlio Cesar, Amaro, Furtado, etc. - na defesa - Brandão, Pinheiro, Pereira, Cidão, Paulão, Rivadávia, Laércio, Charuto, Aragão, Navarro, etc. - no meio-campo - Ricardinho, João da Maria, Pirulito, Luiz Paulo, Wiliam, Caio, Mauricinho, Zé do Bode, Waguinho, Emerson, etc. - e no ataque - Dé, Rodrigo, Lipe, Rafael Carioca, Rixa, Cuíca, Azeitona, Barrinho, Zezé, Lepé, etc.
Naturalmente, está em pauta a brincadeira. A imaginação é ilimitada e o papel comporta tudo. Divagar, criar, liberar as ideias traz ganhos a quem escreve, mas acredito que diverte, ao menos em pequena porção, a quem recebe a comunicação. Cabe combinar que um pouco de humor cai bem. Portanto, divertir foi o mote deste texto. Valeu?

(caso ocorra alguma coincidência com nomes de pessoas conhecidas, não repare nem se zangue, trata-se de brincadeira!)

Alfredo Domingos Faria da Costa
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui