Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62486 )
Cartas ( 21336)
Contos (13274)
Cordel (10453)
Crônicas (22547)
Discursos (3241)
Ensaios - (10472)
Erótico (13578)
Frases (50875)
Humor (20083)
Infantil (5503)
Infanto Juvenil (4822)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140917)
Redação (3323)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2437)
Textos Jurídicos (1962)
Textos Religiosos/Sermões (6251)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Jamais Sabará -- 13/05/2023 - 19:46 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

 

 

Jamais Sabarácute;...?

A bem sucedida remoção de minhas amígdalas na Santa Casa de Beagácute;, naquele jácute; distante ano de 56, ou de 57, valeu uma promessa. Que papai apressou-se em pagar.

 

O Santo, responsácute;vel ou intermediador, a que se atribuía aquela graça era Antônio, das Roças Grandes, cultuado no município de Sabarácute;, outrora distanciada, hoje quase coligada a Beagácute;. E bem pra cácute; de Bagdácute;.

 

Para instruir-me nos caminhos da fé, ou para mostrar ao Santo a prova viva de suas atenções, papai levou-me consigo de trem, no meu mais domingueiro traje. Olhei tudo com a admiração e o torpor dum neófito.

Chegar à estaçãozinha, coalhada de romeiros foi marcante. E no embalo, subir um barranco para se alcançar a igreja da devoção, foi um pulo, pra pernas ácute;geis de papai, que na ascensão protegeu-me dalgum escorregão, só diferente do Arcanjo por não ter espada à mão.

 

O templo me deu arrepio, mas pio. Ali se expunham os ex-votos, recordativos dos milagres recebidos, braços, pernas, pés, tudo pendurado no teto, ou alojado em abarrotados armácute;rios, além de cartas, fotografias e outras manifestações prenhes de agradecimento.

Tive medo daquele realismo fantácute;stico, orgiácute;stico. Mas fui cedendo às explicações de papai.

 

Na volta, ainda no alto do barranco foi que deixei de ser franco. Em conversa com circunstantes, entre fiéis e retratistas, maduros e infantes, alguém apontou para o que lhe pareciam os sinais de uma cidadezinha à distância. Sabarácute;. O consenso foi imediato e geral. Papai alçou-me aos ombros para admirar aquele espetácute;culo, perguntando-me a seguir, se havia avistado. Menti-lhe. Não admitia desapontácute;-lo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 155Exibido 106 vezesFale com o autor