Usina de Letras
Usina de Letras
269 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O capitão de Fidel -- 28/07/2010 - 11:40 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O capitão de Fidel

Hamilton Bonat

Sou um ledor assíduo. De bulas a livros, leio de tudo. Mas, nos jornais, quando não disponho de tempo, vou direto às charges. Elas têm mais poder que as palavras. Contam a história de um país. No mundo todo, tornam políticos desonestos, os preferidos dos chargistas, mais humanos, simpáticos até. Nos divertimos com charges dos malufes, anões do orçamento, delúbios, mensaleiros, presidentes e seus irmãos, e outros mais. Acabamos esquecendo do mal que fizeram. Num país de analfabetos, periga virarem heróis. É justo chargistas ficarem famosos e ricos.

A última coisa que procuro num jornal é o retrato falado. É muito grotesco e, na maioria das vezes, deturpa a realidade. Apesar dos modernos e sofisticados recursos existentes, o criminoso dorme tranquilo. Aquele retrato pode ser de milhões de pessoas, inclusive o dele.
Veja como isso é verdade. Imagine ter existido um capitão (chamemo-lo de Acramal) que tenha desertado, roubado armas, assaltado, assassinado a sangue frio, sequestrado, cometido enfim toda sorte de crimes, até ser morto de armas em punho. Que antes disso, ele tenha mandado sua mulher e filhos para a Ilha do "Comandante" a quem obedeciam. Ele cuidaria deles. Em troca, Acramal se comprometeria a lutar para implantar no seu país um regime totalitário, idêntico ao da Ilha. Suponha esta história contada por chargistas. Acramal viraria herói. Tempos depois, uma tal comissão de anistia concederia à sua família uma bela indenização e, à viúva, vencimentos de general.

Imagine, agora, a história dos irmãos de farda do ex-capitão, aqueles que se mantiveram leais ao seu país, ao seu exército e ao seu povo, transmitida num retrato falado. O resultado seria a anti-imagem: grotescos, antipáticos, violentos, selvagens, cruéis e tudo de abominável que se possa conceber. Simplesmente irreconhecíveis, passariam a ser os grandes vilões.

Gostaria que este fosse um caso hipotético. Mas é real. Não sei o que você pensa a respeito. Pode ser que concorde com o uso de dinheiro público para sustentar famílias como a de Acramal. Afinal, existem mais trinta mil pessoas com história semelhante, com as quais o Brasil gasta cerca de um bilhão por ano. Aplicar tamanho recurso em saúde, educação e segurança, talvez fosse mais conveniente.

Para mim, o sustento dessa turma deveria caber a "El Comandante", para quem prestaram relevantes serviços. Até porque, dizem que ele é um dos homens mais ricos do mundo. É possível.


Mais crónicas do autor, acesse

http://www.bonat.com.br


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui