Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->CONCURSO DE QUADRILHAS -- 30/07/2010 - 17:42 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONCURSO DE QUADRILHAS


O costume das festas juninas é muito antigo, veio da Europa através dos portugueses. Era a festa que os camponeses de diversos países faziam no início do verão, após o período das colheitas. Deve ser por este motivo a tradição de nos vestirmos de caipira. A grande fogueira, que para nós serve de aquecimento e enfeite, para eles tinha uma razão especial: limpar o ar, livrando-o de bactérias e pestes.

A quadrilha foi inspirada em danças francesas, por isso até hoje usamos alguns termos como `en avant´ (para a frente), `en arrière´ (para trás), `tour´ (roda), `balancé´ (balanço), `changer´ (trocar - o par)...

No início a festa era pagã, só mais tarde foi associada a São João, porque o solstício de verão para eles coincidia mais ou menos com a data 24 de junho, dia do Santo. As outras, de Santo Antonio e São Pedro, devem ter vindo na cola.

Até os dias de hoje muitos países da Europa continuam com as festas juninas, embora modificadas e bem diferentes dos nossas. Aqui mesmo, dentro do Brasil, temos diferenças entre aquelas do Nordeste e as do Sul.

Na época em que começaram a pipocar as lambanças do governo Collor, meu marido, ao chegar em Maceió no mês de junho, ficou espantado e confuso. Via por todo lado enormes outdoors anunciando CONCURSO DE QUADRILHAS!

Se agora aparecerem cartazes desses por aí, seja em Brasília ou outra cidade qualquer, ninguém mais vai se confundir...


Beatriz Cruz
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui