Usina de Letras
Usina de Letras
275 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->LOS VERSOS SENCILLOS -- 21/06/2003 - 00:02 (Wilson Coêlho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Gravada por Mercedes Sosa, Victor Jara, Violeta Parra, Raíces de América, Tarankón, Inkamaru, Pachamama, América 4, Joan Baez e tantos outros, GUANTANAMERA se tornou um hino na América Latina. La guantanamera, além de ser a mulher de Guantánamo, parte oriental de Cuba, também faz parte de um gênero musical cubano que é o punto cubano ou guajira (como também é chamada a campesina). Guantanamera é a mistura de ritmos dos criollos, filhos de espanhóis nascidos na América.

A maioria dos historiadores musicais acredita que Joseíto Fernández, trovador e cantador de guajiras em Havana, foi o primeiro a cantar e gravar, tal como conhecemos hoje, a Poesia I dos Versos Sencillos, publicados em 1891, de José Martí (1853-1895). Aconteceu que, num programa de rádio, chamado La Guantanamera, da década de 40 com temas escolhidos nas páginas policiais, Joseíto Fernández costumava alternar as dramatizações dos crimes com partes cantadas em que se utilizava de trechos da poesia de Martí e concluía cada uma dessas partes com o coro “Guantanamera, guajira guantanamera...”

Para Tony Évora, musicólogo cubano, a Guantanamera que conhecemos hoje deve-se ao compositor espanhol Julián Orbón (1925-91), professor do também cubano Héctor Ângulo na Manhattan School of Music de Nova Iorque que difundiu a música através do cantor norteamericano Pete Seeger, embora o maior sucesso tenha sido com a versão gravada pelo grupo The Sandpipers que chegou a alcançar o primeiro lugar nos EUA.

Wilson Coêlho é dramaturgo, escritor e professor de filosofia e ciência política.



9933.7668





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui