Usina de Letras
Usina de Letras
251 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->ELEIÇÕES NO ANFIBIOLÂNDIA CLUB -- 20/10/2010 - 21:04 (GERMANO CORREIA DA SILVA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


ELEIÇÕES NO ANFIBIOLÂNDIA CLUB
Por Germano Correia da Silva)

Um sapo-cururu, tido como principal frequentador do Anfibiolândia Club e detentor do hábito de nadar pouco, pular esporadicamente e coaxar de vez em quando, sendo que sempre o fez de uma maneira bem discreta, tentando com isso não perturbar a paz dos demais sapos ali existentes, dia desses avisou que brevemente algo novo e inusitado irá acontecer na sua região.

Nesses últimos tempos seu habitat vem passando por alguns ajustes de caráter socioeconômico e cultural, e pelo pouco que se observa nas cercanias das ribanceiras dos rios e riachos ali existentes, isso já faz parte de um cenário previamente preparado para escolher o representante-mor dos anuros.

Lá no Anfibiolândia Club, além dos sapos associados, há pouco espaço para outros animais que não sejam oriundos da classe das rãs, tritões e salamandras e a escolha do representante-mor deverá acontecer após a realização de uma reunião com os líderes de cada grupo em particular.

As pererecas ou relas estão protestando há já algum tempo. Elas alegam, de forma categórica, que fazem parte da classe majoritária e que se não forem incluídas na relação dos eventuais elegíveis, irão boicotar o bom andamento do processo eleitoral.

O sapo-cururu, vulgarmente conhecido como sapo-concho, e o sapo-boi, popularmente apelidado de anuro do berro grosso, velhos aliados políticos que o tem sido há algum tempo, já estão se organizando nesse sentido. Eles poderiam até pôr a barba de molho a qualquer momento, se pelos os tivessem na cara, mas isso não é o caso...

Sabe-se, a bocas graúdas, que eles usarão e abusarão do processo da homocromia (coloração que ajuda a proteger plantas e animais de seus inimigos), tentando com isso confundir os seus adversários.

Insinuaram que, se for preciso, ficarão parte do tempo disponível, ora escondidos dentro da água, ora camuflados em alguns pontos da terra, mas não abrirão mão de participar do pleito.

Os demais anuros freqüentadores do Anfibiolândia Club, sobretudo os menos politizados, acostumados com os altos e baixos da rotina político-partidária da sua região, prometem criar algumas situações de conflitos durante as eleições.

Na realização da última plenária disseram que até o dia das eleições não irão gastar suas energias nadando. Apenas irão usar e abusar da ingestão de bastante água poluída antes, durante e após a realização do pleito, em que pese à existência de uma recomendação contrária imposta pela lei de tratamento e conservação das águas pluviais e fluviais de sua região.

Disseram, ainda, que isso será uma forma de protesto contra a preocupação exagerada que alguns humanos afeitos à preservação e conservação do meio ambiente adstrito ao seu habitat tem acerca dos seus modos anfibiológicos de ser e de agir e em tom de ironia coaxaram:

- Continuaremos andando de cócoras... Sapo que se preza não se deixa enganar por conta de eventuais favores que lhe são prometidos durante a realização de uma campanha eleitoral visando à escolha de um sapo ideal para ser seu representante-mor – gargalharam.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui