Usina de Letras
Usina de Letras
73 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50635)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140809)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6192)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Por quem me tomas? (http://pesp.hpg.com.br) -- 26/06/2003 - 07:53 (Penfield Espinosa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Por quem me tomas?

Para MS

 



Penfield Espinosa



As telenovelas brasileiras de época algumas vezes ressuscitam deliciosas expressões que o tempo tentou apagar. Este é o caso das novelas que se passam no  século XIX. Nelas freqüentemente se ouve a expressão:

-- Por quem me tomas?



Essa expressão indica um equívoco de pessoa e é usada tanto por golpistas cujo golpe foi ou está prestes a ser desmascarado, como por aqueles sinceros a quem mal entendidos ou preconceitos fazem com que se tenha deles uma impressão errônea.



Em Tabacaria, do grande Álvaro de Campos, "psicografado" pelo maior ainda Fernando Pessoa, há uns versos a esse respeito:

Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.

Quando quis tirar a máscara,

Estava pegada à cara.


Tabacaria, Álvaro de Campos.



É muito curiosa essa idéia. Carl Gustav Jung, o psicanalista suíço, falava de persona como uma máscara que a sociedade pespegava às pessoas e que era por elas assumida. A função da terapia, segundo Jung, era permitir que o paciente identificasse sua máscara e deixasse dela por uma identidade social muito mais próxima do que ele mesmo era na realidade -- o chamado Self.



Não sendo sociólogo, não consta (pelo menos nos mass media, nas informações disponíveis para a mass não especializada), o que Jung pensava sobre máscaras lançadas às pessoas sem que elas se identificassem com elas. Deve, é claro, ter havido alguma reflexão de Jung sobre esse tema, pois em sua época vários processos de estigmatização coletiva ocorreram: o dos nazistas contra os judeus e outras minorias, dos capitalistas contra os comunistas e -- neste caso houve a recíproca --, dos comunistas contra os capitalistas.



É tão curioso quanto incômodo se ver dentro de um processo de rotulação a priori: apesar de baiano, estou em SP há algum tempo e meu jeito neutro quanto a sotaques e modismos não atrai o preconceito dos paulistas contra baianos, hoje bastante moderado.



Contudo, durante minha época de faculdade, notei um fenômeno curioso: os alunos dos anos mais avançados (meus veteranos), através de seus líderes em fofoca --- ou "conhecimento a priori" --- traçaram para mim todo um perfil e uma identidade, sem absolutamente me conhecerem e sem ter qualquer amizade em comum.



Quando, por força de desciplinas optativas, discussões de movimento estudantil etc., eles vieram a ter contacto comigo, já tinham uma imagem formada de mim, tão forte que foram totalmente inúteis minhas tentativas de modificá-la.



Felizmente, não era totalmente desmerecedora de mim: havia alguns pontos nessa imagem que eram melhores do que o original...



Mas durante o tempo que convivi com eles, era através dessa imagem que me relacionava com os alunos mais avançados. Com o tempo, peguei o jeito, tomando cuidado de não me confundir com a imagem, pelo menos para mim mesmo.





São Paulo, 25 de junho de 2003



(Copyright © 2003-2012 Penfield Espinosa)


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui