Usina de Letras
Usina de Letras
303 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Eu vi -- 23/09/2005 - 07:06 (Antonio Jose Laurindo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Para os nossos Governantes

Eu vi, vi um Continente intacto, cheio de florestas frondosas, de rios abundantes em água doce e límpidas, de uma fauna e de uma flora generosa, de habitantes nus e sadios e cheios de vida. Eu Vi, vi uma terra brilhante e glorificada por um clima tropical, pela riqueza natural e de minérios em abundância, vi também uma terra provida de madeira rica e de nobreza incalculável, vi rios cheios de alimentos inesgotáveis, vi uma terra de um solo fértil e insaciável pelo cultivo, mas vi também povos ávidos pela cobiça de riquezas, de exploração incontrolável de domínio descontrolado e ganancioso, vi colonizadores se apropriarem de nossas riquezas sem escrúpulos, dominarem nossos nativos sem nenhuma piedade, eu vi nossa terra ao longo de séculos ser saqueada sem nenhuma regra, ser dominada sem nenhum escrúpulo e no final quando já nos haviam esgotado nossas riquezas vi ainda nossa independência ser proclamada por uma conveniência colonial, vi nossa Republica ser alardeada em meio a Escravidão de negros deportados de sua terra de origem para servir seus senhores, tive a oportunidade de ver ainda nossos sucessivos governos corruptos surrupiarem nossos impostos que eram religiosamente pagos com a esperança de uma contra partida de serviços sociais. Vi Governos Populistas se usurparem de nossas consciências para se locupletarem em seus ambiciosos planos de governo, impossíveis de serem executados. Eu vi, vi e pude constatar que as mentiras no mundo da política valem muito mais que verdades, vi também o maior estelionato político eleitoral já executado nesta terra, por um Partido Político que durante mais de duas décadas plantou na cabeça do povo Brasileiro uma semente de mudanças e quando finalmente conquistou o poder através do Povo, encantou-se pelo poder a tal ponto que se corrompeu a níveis jamais vistos na historia da Republica.
Hoje eu vejo, vejo um Continente chamado Brasil, que foi achacado em suas riquezas naturais por colonizadores inescrupulosos em nome da globalização ao longo de pouco mais de cinco séculos, presenciar a sua ultima grande reserva natural que é a Bacia Amazônica, ser desmatada desordenadamente, seus rios secarem a tal ponto de não poderem cumprir com uma atividade natural que é a navegação, vejo ainda naquela mesma reserva natural “A Amazônia”, a exploração desenfreada de reservas minerais, vejo nossos primeiros habitantes Os Índios, serem empurrados cada vez mais para a sua extinção, vejo ainda nossas instituições mais sérias serem corrompidas, nossos Governantes serem desacreditados e desprovidos de uma mínima confiança, vejo finalmente o mundo ser invadido por Catástrofes Naturais como jamais vimos, por um simples e irrelevante motivo. “Uma resposta da natureza a agressão gratuita que nós seres humanos a impusemos ao longo de nossa existência”.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui