Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Acreditar em quem? - A favor de Heloísa Helena -- 02/07/2003 - 17:40 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A senadora Heloísa Helena está ganhando cada vez mais admiradores em todo o país. É simples. Continua acreditando nos princípios sociais que a tornaram nos últimos anos um dos principais símbolos do PT na luta contra a corrupção, as elites e seus desmandos no país.

Heloísa Helena tem sido coerente com sua formação ideológica, bem distante dos rumos novos que tomou o governo, eleito pelo Partido dos Trabalhadores e aliados de esquerda. Cá entre nós, tem gente nos partidos de esquerda quem nem perna nem braço esquerdo tem. É direita e enviesada.

Mas a senadora eleita pelo Estado de Alagoas tem se mostrado intransigente nas reformas que o governo está procurando fazer, com muito mais autoridade para peitar o governo que ajudou a eleger do que os partidos que se colocam na oposição, como é o caso do PSDB(com medo das devassas em andamento no Congresso) e do PFL. A senadora, já conhecida por chorar e esbravejar para manter democraticamente seu ponto de vista, sugere com seu comportamento que o PT mudou.

E mudou mesmo. Agora é governo. E governo não é necessariamente algo popular. Quem tiver a paciência de estudar a história do país e dos países verificará que as medidas que se tomam visam muito mais o equilíbrio dos grupos representados do que das massas, quase nunca representadas nos governos.

Mas quem elegeu Lula esperava que a massa tivesse um pouco mais de representatividade. Ledo engano.

Enquanto as esquerdas foram trombando com o governo em busca de cargos, os representantes das oligarquias, oligopólios nacionais e internacionais foram chegando de mansinho, estabelecendo seus territórios. Abençoados por George Bush e pelos coronéis que insistem em ditar normas na política nacional, acamparam nos jardins do Palácio da Alvorada e mostraram por que conseguem estar no poder há 500 anos.

Contra essas elites nacionais e internacionais brada a voz da brava senadora Heloísa Helena, que tem no sangue a fleuma dos grandes oradores e ideólogos. Sua firmeza de propósitos tem sido combatida no próprio partido e gerado mal-estar contínuo.

Mas uma pergunta é difícil responder: ela deve mudar de posicionamento ou mudar de partido?

Nem os mais coerentes petistas sabem responder. Alguns com medo de perder sua popularidade. Outros, de exporem perante o público o novo posicionamento oficial.

Heloísa Helena conseguiu encarnar no novo governo o mito da duplicidade humana, muito bem expressa nas figuras do Dr. Jekill e Mister Hyde, desenvolvidas por Robert Louis Stevenson. Ela não é nada disso, mas para os novos ventos da Alvorada parece ser. Qualquer que seja a tomada de posição do PT em relação à senadora será dolorosa. E marcará um novo tempo na política brasileira.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui