Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->ELEVADOR FINGIDO! CUIDADO! -- 03/02/2011 - 13:29 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Veja mais==>>>Einstein no caminho de Drummond. Ein Stein...uma pedra...


texto
Você pode salvar uma vida!


Em programa da Ana Maria Braga, bombeiros ensinam como agir em caso de elevador que trava, para e dá pane.
Pelo menos 76 pessoas morreram, recentemente, porque confiaram em zeladores, desses que usam chave de fenda no elevador em pane e abrem certo pino. Quem tenta sair pela metade aberta da porta do elevador, que pode voltar a movimentar-se a qualquer momento, acaba sendo cortado ao meio.
Há casos em que outras pessoas tiveram mãos, braços ou cabeças decepadas. Por isso, NUNCA tente sair pelo buraco ou parte aberta de elevador em pane! Procedimento correto:
1. Aperte botão de alarme ou que indica que está avisando alguém.
2. Sente-se! Em caso de descontrole emocional, cabeça abaixada e olhos fechados; aguarde socorro, calmamente. É questão de tempo. Procure se lembrar de que você troca tempo por segurança.
3. Não aceite ajuda de estranhos e nem saia com elevador aberto pela metade! Ele poderá subir ou descer repentinamente.
4. ASSIM QUE CHEGAR, BOMBEIRO VAI DESLIGAR CHAVE GERAL DA CASA DE MÁQUINAS E TESTAR, COM APARELHO, SE ELEVADOR ESTÁ SOMENTE FINGINDO DE PARADO, OU SE ESTÁ MESMO TOTALMENTE INOPERANTE. Então, ele avisará outro bombeiro, via rádio, para que faça procedimento junto à porta do elevador. Elevador irá subir ou descer para completar seu ciclo e parar em ponto seguro.
5. ANTES de entrar no elevador, verificar sempre se ele está parado. ESPERAR que pessoas saiam, ANTES de você entrar, e ficar atento no número de ocupantes, se está compatível com peso que diz na placa!
Quando estiver muito cheio, evite entrar nele, pois poderá haver problema!
Os bombeiros explicaram também que o elevador tem freios, suportes, ganchos, tudo que oferece proteção total e que jamais um elevador cai, sem mais nem menos.
Portanto, pessoa terá que se manter calma e sem pressa. Mesmo porque tem ar suficiente dentro dele (circulação de ar) e grupo de pessoas pode ficar ali por várias horas sem problemas!
Resumindo: se ficar preso só saia com ajuda dos bombeiros, e não do zelador do prédio, ou de algum abelhudo que diz que tudo já está sob controle. E, em caso de incêndio, JAMAIS use elevador. Faça uso da rampa da Dilma. Repasse! Você pode salvar uma vida!








Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 371 vezesFale com o autor