Usina de Letras
Usina de Letras
274 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta Aberta ao Presidente Lula -- 25/10/2005 - 13:02 (Wilson Vilar Sampaio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARTA ABERTA AO PRESIDENTE LULA E AOS PRESIDENTES DAS CPI`S DA CÂMARA E DO SENADO .


O Brasil passa por um momento político dificílimo que se materializa nessa grave crise institucional, causada pelas denúncias de corrupção, envolvendo à compra imoral de parlamentares venais e corruptos que, mediante pagamento em dinheiro, concordaram em fazer parte da base de partidos aliados do governo, significando isso dizer que vendiam seus votos e consciências - se é que as têm!
A medida que os fatos vão sendo apurados, comprova-se à prática delituosa dos mais diversos crimes, tais como: Sonegação Fiscal, Formação de Quadrilha, Colarinho-Branco, Corrupção Passiva, Crime Eleitoral e Evasão de Divisas, unindo dezenas de pessoas numa incrível corrente do mal cujos elos - infelizmente - chegaram ao Palácio do Planalto e respingaram em pelo menos um Ministro de Estado, acusado de ser o chefe do esquema de corrupção cujo instrumento é o chamado " Mensalão ", além de colocar sob suspeita de conivência o dignitário máximo da nação.
No curso das apurações pelas CPI`s mistas do Congresso Nacional e diligências efetuadas pelas polícias Federal e Estadual, mais e mais figurões de diversos partidos políticos foram confirmados " metendo à mão na massa" , ou seja, recebendo "propina" e outras "vantagens", para aprovar na Câmara as matérias legislativas de interesse do governo.
Todavia, se por um lado essas revelações de corrupção deixam os cidadãos brasileiros indignados, por outro oferece uma oportunidade única de se fazer uma faxina moral no Brasil, punindo exemplarmente quem foi flagrado recebendo propina do Sr. Marcos Valério a mando de pessoas ligadas ao governo atual ou mesmo a interesses partidários outros.

Um dia, há muito tempo atrás, um dos maiores sábios brasileiros impressionado pelas falcatruas que aconteciam no Brasil, fez o seguinte clamor:

" Quando na solidão do meu gabinete, contemplo o Brasil que agoniza no leito das torturas que lhe amarram os desmandos do regime que nos rege; Quando escuto as invectivas indecorosas que mutuamente se assacam os bandos políticos que, como lobos famintos, disputam entre si as migalhas de um poder degenerado; Quando constato o estado de apatia coletiva que mais parece uma saliência do caráter nacional, enquanto o povo entorce-se nas garras aduncas da miséria, da ignorância e do vilipêndio;
Quando vejo a honra e o talento abatidos pela exaltação da mediocridade bem sucedida dos charlatães e pusilânimes da causa pública; E quando descortino o horizonte da impunidade da desesperança eu me pergunto: Não haverá um único homem que, purificado o trato das Instituições, sustenha a Pátria que resvala para o abismo, no fundo do qual irá encontrar seu esfacelamento?
Como resposta aterradora, recolho o silêncio e o desânimo. "

O sábio e pessoa boníssima que fez esse apelo foi o jurista Clóvis Beviláqua. Será que desde o último quartel do século XIX, quando foi escrito esse desabafo desesperado, nada mudou? Será que não cabe a nós, enfrentando uma situação semelhante mais de 100 anos depois, não deixar que a Pátria caminhe rumo ao abismo?

É por tudo isso que está acontecendo que eu, cidadão brasileiro, igualmente indignado como o restante do Brasil exijo de quem de direito a apuração minuciosa das responsabilidades criminais e administrativas de todos os envolvidos nesse imbróglio vergonhoso para nós brasileiros e para a imagem do Brasil no exterior, punindo com o rigor da lei e sem hesitação, todos àqueles que languidamente receberam dinheiro do mensalão ou de outras fontes escusas, indignas e imorais, não esquecendo de igualmente punir os corruptores , enquadrando TODOS os envolvidos(corruptos e corruptores) nos crimes e nas penas a que fazem JUS, tanto no âmbito dos tribunais quanto no Conselho de Ética da Câmara, abrindo-se processos de cassação por quebra de decoro parlamentar contra os deputados corruptos, e depois encarcerando-os em Instituições prisionais, de preferência junto com os empresários corruptores, tudo para lavar a alma da Pátria e dar à sociedade brasileira a única resposta possível para tamanha corrupção: CADEIA PARA OS ENVOLVIDOS!

Não admitiremos qualquer tipo de complacência pelos cargos exercidos ou pelas pessoas que os exercem. Não devemos nos esquecer que qualquer dinheiro que sirva para corrupção é arrancado do povo pobre que necessita de maior atenção dos governantes e que são relegados à providência divina. Não devemos nos esquecer que o Brasil constrói menos hospitais e menos casas populares por causa da corrupção; Que constrói menos escolas e atrasa obras como saneamento básico, eletrificação, água tratada, construção de estradas e barragens por causa do superfaturamento das obras; Que paga menos aos professores, aos médicos aos seus servidores mais humildes, por causa do dinheiro desviado para os "caixas 2" da vida pública brasileira!

JUSTIÇA EXEMPLAR É O QUE EXIGIMOS PARA ESSES PARASITAS!

José Wilson Vilar Sampaio.
Título de Eleitor nº 0033.8654.0868
Zona: 005 - Seção 0035- Recife(PE).
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui