Usina de Letras
Usina de Letras
178 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Congresso Internacional de Literatura de Cordel -- 09/11/2005 - 03:05 (Alkiria Xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

,font color=blue>
Caríssima amiga,
O Congresso-Cordel na Université de Poitiers foi um sucesso !!! Para satisfação de todos daqui e de além-mar que batalharam entusiática e incansavelmente pelo êxito desse significativo Congresso Internacional de Literatura de Cordel ( 1ª etapa na Paraíba e 2ª etapa em Poitiers), numa promoção conjunta do Governo da Paraíba/Secretaria de Educação e Cultura/Fundação Casa de José Américo e da Université de Poitiers e co-participação da UFPB, da UEPB ; com lançamento do "Concurso Raymond Cantel" , instituído pelo Governo da Paraíba, de âmbito nacional e internacional ; Realização da Exposição "L Univers de la Littérature de Cordel ", através da empresa de São Paulo, "Vide e o Verso" e o CRLA - Fonds Raymond Cantel.

A solenidade, na Université de Poitiers, da entrega do título Honoris Causa (que me foi outorgado pela Université de Poitiers, através da proposta generosa da colega Ria Lemaire) foi uma "grande, luminosa, festa plena "d HONNEUR" , emoções, alegrias" e que ficará gravada para sempre na minha memória e no meu coração !!! Foi um gratificante reconhecimento ao meu trabalho, na área da literatura popular brasileira, com homenagens prestadas também ao nosso País, neste Ano do Brasil na França !!! Estava muito feliz, cercada de dois excelentes poetas populares,o repentista Oliveira de Panelas e o poeta-xilogravador Marcelo Soares , três de meus familiares (meu filho Francisco e duas irmãs ), amigos brasileiros (em especial da Paraíba), franceses, e de outros países (sobretudo de Portugal, da Holanda, África, Espanha, Bélgica, Áustria) nos quais tenho tantos queridos amigos que muito estimo !!!
E tudo, foi ao ritmo emocionante do "intermède" musical "Aquarela do Brasil" interpretado pela bela "Orchestre de l Université de Poitiers".
Mas, faltava você, mas sei que estava presente através do pensamento !!! Assim é a vida, não se pode ter tudo.
Também tive uma agradável surpresa , o poeta Marcelo Soares compôs o folheto de cordel intitulado "Neuma Fechine Borge recebe o título de Doutor Honoris Causa" (Timbaúba - Pe, Folhetaria Cordel, 2005) e o lançou na França !!! Este testemunho do povo, através da voz do Marcelo, me foi extremamente gratificante e honroso, coroando as homenagens que tenho recebido !!!
Depois mandar-lhe-ei um exemplar do folheto do Marcelo e algumas das fotos (entre mais de quatrocentas e vários filmes) com que a Université de Poitiers, os meus familiares e amigos documentaram essa grande e linda festa do Cordel na França !!!

Graças a Deus, estou bem saúde.
Renovados agradecimentos por suas palavras de congratulações e demonstrações de carinho e "cuidados" comigo. É muito ter um amiga atenciosa como você !!!
Abraços saudosos e afetuosos para você e sua querida família,
Neuma


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui