Usina de Letras
Usina de Letras
107 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Movimento dos Sem-QA -- 11/07/2003 - 19:09 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Movimento dos Sem-QA

Athos Ronaldo Miralha da Cunha





Utilizando o exemplo do MST temos que criar o MSQA (Movimento dos Sem-Quadro de Avisos.



Na atual formatação da Usina há um claro enfoque excludente e discricionário. Hoje, percebe-se um acordo entre os honoráveis freqüentadores.

Senão vejamos. Há uma combinação tácita, talvez involuntária, de não citar os que não são assinantes. Em pouco tempo será praticamente intolerável a recomendação de um texto de um não assinante. Porque estará ferindo um dos princípios do capitalismo selvagem, pois estará “usurpando” a grana de quem pagou.

Absurdo! Não paga e quer freqüentar o QA. (sic)



Levando-se ao pé da letra, não recomendaremos (os assinantes), um texto de Machado de Assis, Joyce, Mia Couto, Tolstoi ou Camões. Visto que eles não são assinantes do QA. Não seria ridículo?



Entretanto, o Sem-QA já nasce com uma dificuldade. Mesmo querendo, é impossível a ocupação do QA. Há uma casta que o torna impenetrável. Há um aramado intransponível.



Atualmente o QA não chega ser um latifúndio improdutivo. Mas na maioria das vezes tem baixa produção. E é composto de uma minoria privilegiada. Estão no topo da pirâmide usineira.

Pagaram. Tudo bem. Pagaram.

Mas não deixa de ser excludente. Não é o valor é a ideologia que o encerra. Quem tem grana entra e opina. Quem não tem não entre não opina e não é citado. É um casarão numa senzala. Os que estão de fora resta o aplauso ou a rebeldia dos quilombos.



Em Santa Maria, a prefeitura instituiu o “Passe Livre”. Uma vez por mês, sempre um domingo, os transportes coletivos circulam gratuitamente.

Com base nessa proposta sugiro aos organizadores do Usina que instituam Passes Livres no QA. Uma vez por semana o QA estaria livre para os excluídos acessarem livremente e entrar para o debate. Assim, o Usina estará com um viés solidário. Haverá “distribuição de renda” no QA.

Será provável que com essa atitude novos usineiros tornar-se-ão assinantes.



PS

Não tive a intenção de atingir os freqüentadores do QA. Pessoalmente não tenho nada contra a quem quer que seja. Apenas discordo do modelo atual do Usina no que tange o acesso ao quadro de avisos.



Grato.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui