Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->cCONTINUAÇÃO CARACTERÍSTICAS DO ÁTOMO -- 13/07/2003 - 21:20 (Adalberto Borges Souza Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
6a. APOSTILA

CONTINUAÇÃO DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ÁTOMO

ÍONS- São átomos que perderam elétrons(chamados da cátions) ou que ganharam elétrons(chamados de ânions) sem sofrer alterações em seu núcleo. Os cátions possuem carga positiva no total de suas cargas(porque existem uma deficiência de elétrons-carga negativa); os ânions possuem carga negativa(por que existe um excesso de elétrons-carga negativa).

SEMELHANÇAS ATÔMICAS-

a) ISÓTOPOS- São átomos que apresentam o mesmo número atômico(Z) por pertencerem o mesmo elemento químico, mas diferentes números de massa. Ex.: isótopos do hidrogênio:

1H1 – hidrogênio leve, hidrogênio comum ou prótio.

1H2- hidrogênio pesado ou deutério (1D2).

1H3- hidrogênio mais que pesado, trítio ou tritério

O óxido de deutério, D2O, é a água pesada, usada, por exemplo, como moderador em reatores nucleares e como marcador para determinação de mecanismos de reações. O óxido de trítio não é usualmente assim utilizado, porque seu custo é altíssimo.

As propriedades químicas dos isótopos de m mesmo elemento são iguais, pois são as propriedades do próprio elemento. Entretanto, apresentam propriedades físicas diferentes. Assim, a densidade, o ponto de fusão e o ponto de ebulição do hidrogênio leve são diferentes dos do hidrogênio pesado.

b) ISÓBAROS- São átomos que apresentam diferentes números atômicos(Z) mas o mesmo número de massa(A).

c) ISÓTONOS- São átomos que apresentam o mesmo número de nêutrons(N), mas diferentes números atômicos(Z) e de massa(A).

CONTINUAÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS-

MODELO ATÔMICO DE BOHR- O Modelo Atômico de Rutherford possui ma falha: como o núcleo possui carga positiva e o elétron na eletrosfera possui carga negativa e como, por terem cargas contrárias, a tendência é de se atraírem, então aos elétrons, no final das contas, teria que ser atraídos pelos prótons e teriam que sair da sua órbita e ficarem no núcleo, presos aos prótons, “destruindo’ o átomo. Daí, surgiram as idéias de BOHR, complementando Rutherford, a partir da idéia de energia de luz emitidas dos átomos.

Para BOHR, os elétrons giram em órbitas ESTACIONÁRIAS de energia, isto é, eles se movimentam nessas órbitas sem perder nem ganhar energia. Só saem dessas órbitas, absorvendo uma quantidade de energia chamada de “quantum” de energia, onde os elétrons saltam para uma órbita mais externa. Quando os elétrons retornam para a “órbita” anteriorrmente ocupada, eles liberam essa energia em forma de luz visível ou outro tipo de energia como ultravioleta, raio X, infra-vermelho, etc., que são todos também denominados de FÓTONS. Assim, a cor azul é a liberação da luz da cor azul para os nossos olhos quando os elétrons retornam para a sua “órbita” original. Tanto isso é verdade, que inexiste a cor quando o ambiente está totalmente escurecido, isto é, sem fonte de luz para “excitar” ou forçar os elétrons “saltarem” para uma órbita mais externa.

Assim, assim estão reunidos os postulados de BOHR: 1- Os elétrons descrevem órbitas circulares ao redor do núcleo; 2- Cada uma dessas órbitas tem energia constante(órbita estacionária). Os elétrons que estão situados em órbitas mais afastadas do núcleo apresentarão maior quantidade de energia; 3- Quando um elétron absorve certa quantidade de energia, salta para uma órbita mais energética. Quando ele retorna à sua órbita original, libera a mesma quantidade de energia, na forma de onda eletromagnética(luz).

Essas órbitas foram denominadas níveis de energia ou camadas.

CAMADAS K L M N O P Q SUBNÍVEIS s p d f

Nº MÁX. ELÉTRONS 2 8 18 32 32 18 2 Nº max. Elétrons 2 6 10 14

Fazer o Diagrama de LINUS PAULING

Artigo feito pelo Profº Adalberto Borges

jabssouza@hotmail.com
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui