Usina de Letras
Usina de Letras
49 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Um milagre que ainda não estamos vendo (uma resenha) -- 29/06/2001 - 22:54 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Pare de ler este livro, se conseguir!", adverte o escritor Ignácio de Loyla Brandão na contracapa, ele que termina a orelha do livro com a seguinte frase exclamativa:



"Ao terminar o século, um livro de fim de século, fazendo a gente acreditar que os novos e bons autores não desapareceram, bons livros, estimulantes, inquietos, estão chegando outra vez, após o marasmo, a estagnação, após anos e anos de imitações baratas de outras literaturas. Até que enfim, Galperin!"



CLAUDIO GALPERIN é o autor de "O avesso dos dias", um livro feito de muitas surpresas, sendo quase uma coletânea de minicontos, que se alternam com trechos de tratados médicos, numa montagem de fragmentos que nos levam a supor uma história.



Mas qual?



Leia o livro para ver se descobre. E tente parar, se conseguir, como quer o autor do texto de apresentação (orelha e contracapa). Eu já comecei faz um bom tempo, e não me canso de perseguir esses fios de tantas meadas.



Uma pequena amostra, extraída ao acaso (p. 96):



"Ao longo de todo o filme, dois homens se enfrentam em sucessivos duelos de espada. como nenhum dels é ferido de morte, repetem tal prática à exaustão; da juventude até quando ambos já estão perto de morrer de velhice. Com o passar dos anos, o motivo que deu início ao confronto lhes escapa. Apesar disso, nenhum deles parece disposto a pôr fim ao conflito. Seguem duelando. Com uma intimidade que só desfrutam os casais."



Na página 113, um ready-made imperdível, um folheto do tipo "Jesus é a solução", traz, entre os dez sintomas de possessão demoníaca, o desemprego.



Na epígrafe da terceira parte, meu caro Bruno Freitas, uma surpresa para os autores/leitores de minicontos:



"Cuando despertó, el dinosaurio todavía estaba allí."

(Augusto Monterroso)



E só mais um minicontinho genial:



"Eu não acredito que Deus esteja morto. Eu tampouco acredito que Deus esteja vivo. Eu acredito na tristeza de meu cachorro, que de uns tempos pra cá deu para emagrecer junto comigo."



Uma boa dica de leitura. Anote aí:



"O avesso dos dias: romance / Claudio Galperin

São Paulo: Becca Produções Culturais, 1999.



A sensação de que nada está acontecendo, nos faz recordar uma das frases geniais de Guimarães Rosa, perfeita para este livro: "Quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo."



Num momento em que nada de fundamental ou comovente parece estar acontecendo nas letras brasileiras, na literatura brasileira, "O avesso dos dias" não será esse milagre que ainda não estamos vendo?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui