Ontem vi o Arnaldo Jabor falar um negócio, que me chamou a atenção, no Jornal da Globo. Sim, eu assisto ao Jornal da Globo, e daí? Estava esperando começar o Jô. Sim, eu também assisto ao Jô! Então, ele falou que o Lula precisa acordar e deixar de ser ingênuo com aquela história de ficar falando em metáforas... Lula, ingênuo? Ingênuo é o Jabor. O primeiro, no mínimo, é um deslumbrado, um cara que se acha ... E aí, acaba se perdendo... Tem mais é que ser ridicularizado pelo Le Monde ou Times, como disse o segundo. Porque um dia alguém falou uma frase legal e ficou eternizado por isso, não significa que somente as frases feitas são suficientes para tornar grande um presidente... O Lula não foi ingênuo, foi arrogante. Achou que era só chegar no poder e falar uns negócios de impacto que o povo iria ficar de boca aberta. Bem, convenhamos que teve muito ignorante brasileiro de boca aberta com o Lula, inclusive ignorantes politizados (como o Jabor, por exemplo e tantos outros...). Mas agora, eles próprios estão começando a se dar conta da besteira que fizeram... Muitos já estão se envergonhando de terem votado no Lula, mas estão envergonhados demais também, para admitir...
Enquanto isso, o Lula continua com suas metáforas e quebras de protocolo. Que pena que eu seja apenas uma voz no deserto... Um dia, em sala de aula, falei que o Fernando Henrique Cardoso não era perfeito, porém, igual a ele seria difícil existir qualquer outro. E sem ele, nosso país iria para o bueiro... Fui quase parar no tronco por essa idéia. Mas o país ainda não foi para o bueiro, porque o Lula tem ao seu lado pessoas que estão segurando a tampa. Só que, até quando eles agüentarão? Se até alguns comentaristas da Globo, que antes puxavam o saco do presidente abertamente, já estão dando sinais desta proximidade, é porque o negócio está mesmo no caminho a que me referi.
Espero que eu esteja errada e que os ignorantes politizados não morram de boca aberta e, pior, sem ter o que pôr dentro dela.