Usina de Letras
Usina de Letras
257 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Bento XVI: Convite à colaboração entre civilizações -- 17/06/2008 - 16:50 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Bento XVI: convite à colaboração entre civilizações

Do porto de Brindisi, ao rezar o Ângelus


BRINDISI, domingo, 15 de junho de 2008

ZENIT.org

Publicamos as palavras que Bento XVI pronunciou neste domingo antes de rezar a oração mariana do Ângelus no cais do porto de Brindisi, após ter presidido a celebração eucarística.

* * *

Queridos irmãos e irmãs:

Antes de concluir a celebração, expresso meu reconhecimento àqueles que a prepararam com tanto cuidado e que a animaram com a música e o canto. Agradeço aqueles que organizaram esta viagem e estão oferecendo sua contribuição para que ela aconteça da melhor forma: penso nas autoridades locais, nas forças da ordem, nos voluntários e em vós, queridos habitantes de Brindisi. Como todos os domingos, convido todos a unir-se a mim com a oração do Ângelus.

O lugar em que nos encontramos, o porto, está repleto de significados simbólicos. Todo porto fala de acolhida, de refúgio, de segurança; fala de um arribo desejado após a navegação, talvez longa e difícil. Mas fala também de partidas, de projetos e aspirações, de futuro. Em particular, o porto de Brindisi desempenha um papel de primeiro nível para as comunicações até o Mar Mediterrâneo e até o Oriente, e por esse motivo acolhe também uma base das Nações Unidas, que desempenha uma função importante do ponto de vista humanitário. Neste lugar tão sugestivo, não longe do país indicado como o «bom dia» da Itália (Calimera), desejo renovar a mensagem cristã de cooperação e de paz entre todos os povos, especialmente entre os que rodeiam este mar, antigo berço de civilizações, e entre os do Oriente Próximo e Médio.

Quero fazer isso com as palavras que pronunciei há dois meses em Nova York, ao dirigir-me à Assembléia da ONU: «A ação da comunidade internacional e de suas instituições, considerando o respeito dos princípios que estão na base da ordem internacional, não tem por que ser interpretada como uma imposição injustificada e uma limitação de soberania. Pelo contrário, é a indiferença ou a falta de intervenção que causa um dano real. O que é preciso é uma busca mais profunda dos meios para prevenir e controlar os conflitos, explorando qualquer via diplomática possível e prestando atenção e estímulo também aos mais tênues sinais de diálogo ou desejo de reconciliação» (cf. Zenit, 18 de abril de 2008).

Deste extremo da Europa voltado para o Mediterrâneo, entre o Oriente e o Ocidente, nós nos dirigimos mais uma vez a Maria, a Mãe que nos «indica o caminho» - Odegitria -, ao entregar-nos Jesus, Caminho da paz. Nós a invocamos com todos os títulos com os que ela é venerada nos santuários de Apúlia, em particular aqui, deste antigo porto, nós nos dirigimos a ela como «porto de salvação» para toda pessoa e para toda a humanidade. Que a sua proteção maternal defenda sempre vossa cidade e vossa região, a Itália e a Europa, assim como o mundo inteiro das tempestades que ameaçam a fé e os valores autênticos: que permita às novas gerações remar mar adentro sem medo, para enfrentar com esperança cristã a viagem da vida. Maria, porto de salvação, rogai por nós!

[Tradução: Aline Banchieri. Revisão: José Caetano.

© Copyright 2008 - Libreria Editrice Vaticana]

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui