Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Meu primeiro Natal em Brasília (1960) * -- 10/01/2012 - 23:54 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Meu primeiro Natal em brasília (1960)*

(Cosete Ramos)

Estava empolgada no dia 24 de dezembro de 1960! Éramos somente três em casa: meus pais e eu. A comemoração seria dupla: o Natal e o aniversário de minha mãe. Nehyta era a paixão de meu pai Ruy! Ele gostava de torná-la "mimosa" com belos presentes! Ela se renovava neste amor sempre generoso!


Na parede da sala, estava preso um quadro branco, com a silhueta de um pinheiro! Ao lado, tesoura, cola, lápis coloridos! Sabia o destino destes objetos: seriam usados no momento de agradecer a Deus por este ano mágico da história do Brasil.


Nehyta começou destacando seu trabalho como professora da CASEB, das atividades no Clube e nas aulas de Geografia. Havia brilho em sua voz ao ressaltar seus alunos talentosos e tão cheios de amor pelo País.


Ruy Ramos citou seus projetos que tramitavam na Càmara dos Deputados e como iriam influenciar as mudanças que sonhava para o Brasil!


Na minha vez, colei no quadro uma foto e uma página de jornal! Falando da foto, revivi o encantamento de dançar no Baile da Inauguração da Nova Capital, no dia 21 de abril! Falando da notícia, ali estava na íntegra, o meu discurso como Oradora da primeira turma de professoras formadas em Brasília. Era a página 5, do CORREIO BRAZILIENSE, de 16 de dezembro, com a manchete "Nunca o Brasil Foi Tão Unido". O discurso do paraninfo, Presidente JK, era citado na página 6, do mesmo periódico. Lágrimas corriam de meus olhos: a emoção era demais para a mocinha apaixonada pelo Brasil e por Brasília!


Não sei se era o meu coração falando ou se toda a cidade estava tomada de um sentimento contraditório. De um lado, a tristeza que doía, pois iríamos perder o nosso amado Presidente; de outro a esperança que começava a brilhar: JK 65!


Cristo estava presente em nosso Lar, em 1960! Que em 2011, o seu e o meu coração se alarguem, abrindo espaço para abraçar de Brasília o Mundo, compartilhando o espírito universal de fraternidade e renascimento!


_____
(*) Cosete Ramos é pioneira de Brasília e uma das primeiras alunas da CASEB.

Doutora em Educação

Florida State University - Estados Unidos

¨ Mestre em Supervisão e Administração

Califórnia State University - EUA

¨ Especialista em Gestão da Qualidade

¨ Especialista em Tecnologia Educacional

¨ Especialista em Aprendizagem Baseada no Cérebro ("Brain Based Learning").

¨ Exerceu funções docentes (1) na Universidade de Brasília - Cursos de Graduação e Mestrado em Administração de Empresas e Pública, (2) na Escola Normal de Brasília e (3) na Escola de Aplicação da Escola Normal (1º Grau).

¨ Por 25 anos exerceu funções técnicas e administrativas no Ministério da Educação - Distrito Federal.

MEMBRO DE ENTIDADES INTERNACIONAIS
ASTD - American Society for Training and Development - participou dos Congressos Internacionais em Dallas (2006), Orlando (2005), Atlanta (1999) e San Francisco (1998) - Estados Unidos.

ASCD - Association for Supervision and Curriculum Development - participou dos Congressos Internacionais em Anaheim-California

(2007), New Orleans (2004), San Antonio (2002), Boston (2001) e New

Orleans (2.000) - Estados Unidos.

LEARNING BRAIN EXPO - participou do Congresso Internacional em Chicago (2003).

ASQ - American Society for Quality - participou dos Congressos Internacionais em Orlando (1997) e Chicago (1996) - Estados Unido


FUNÇÕES DE CONSULTORIA EXERCIDAS


Coordenadora da Equipe de Professores do Departamento de Administração (UnB): Consultoria para a ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) da Presidência da República.

Consultora do SEBRAE-SP: Sistema de Formação Empresarial.

Consultora do SENAI-Nacional: Projeto Sistema Modular.

Consultora da FIEP(Federação Interestadual das Escolas Particulares): Programa de Qualidade Total da FIEP (PQTF).

Consultora do Instituto Teotónio Vilela (PSDB): Projeto Juventude: Formação e Informação. (Educação Política).

Consultora da União Cultural Brasil Estados Unidos: Projeto de Transformação da Escola pela Qualidade.

Consultora da CM Consultoria (Marília-SP): Projeto Universidades.

Consultora da AESPI/ANDREAS - Escola de 1º e 2º Graus e Cursos Superiores: Projeto de Qualidade Educacional.

Consultora da ALCATEL-UNIVERSITY (SP): Projeto Reinventando a Pedagogia Empresarial.

Consultora da CAMARGO CORRÊA (CCCC) CERAN: Projeto de Auto-Gestão da Qualidade.


AUTORIA DE LIVROS

(1)Trilogia - Editora Qualitymark:

(2) Excelência na Educação

(3) Pedagogia da Qualidade Total

(4) Sala de Aula de Qualidade Total

(5) Engenharia da Instrução - Editora Bloch

(6)Simulação e Jogos para Formação e Treinamento de Administradores - ENAP - Presidência da Republica.

(7)O Despertar do Gênio: Aprendendo com o Cérebro Inteiro.

(8)VIVER E VENCER: Eduque Seu Cérebro.


SQS 313 - Bloco B - Apto 102

70.382-020 - Brasília - DF

Fones: (61) 321-7777 / 9985-7777 / Telefax: 426-7154

E-MAIL: cosete@uol.com.br

SITE: www.cosete.com.br







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui