Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Memórias de guerra -- 22/07/2003 - 19:37 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Começou no dia 11 de julho a exposição intitulada "Triângulos Roxos", promovida pela instituição religiosa Testemunhas de Jeová, nas instalações da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Porto Velho.

Entrei no evento como jornalista e professor. Saí na condição de ser humano abalado, especialmente pelas fotos, todas em preto e branco, o que realça a brutalidade dos nazistas contra o que eles consideravam seres inúteis ou inadequados para o convívio social.

A exposição tem um valor pedagógico muito grande, pois mostra uma das piores facetas dos seres humanos, a da justificação de mortes através de um racionalismo perigoso e excludente.

É excelente para abordagem em aulas de sociologia, antropologia, história e afins.

Atualmente existem correntes de historiadores conhecidas como revisionistas que negam as mortes de judeus, eslavos e ciganos, além de outros grupos menores, por parte dos nazistas.

O livro "Mein Kampf"(Minha Luta), de autoria de Adolf Hitler, tem sido bem procurado na cidade de Porto Velho, por jovens, o que me leva a pensar nas consequências da leitura.

Serão jovens curiosos, querendo conhecer o pensamento de Hitler para confrontá-lo intelectualmente, ou apenas jovens anti-semitas, filhos de neonazistas em busca do aperfeiçoamento das idéias de intolerância que tendem a crescer nos tempos de economia recessiva?

São perguntas sem resposta imediata. Mas existem neonazistas espalhados por todo o território brasileiro, e muitos não são ligados aos grupos de ascendência germânica.

É bom esclarecer também que o povo germânico foi bastante prejudicado por acreditar na liderança nazista, e divulgar que os norte-americanos também montaram campos de concentração para soldados alemães após o fim da guerra.

Conheci um dos sobreviventes dos campos. Entraram 15 mil no campo e saíram 5 mil apenas. Os demais morreram de fome ou diarréia, frio. A placa no campo de prisioneiros dizia: "Vocês perderam a guerra. Agora vão saber".

O cidadão sobrevivente tem quase dois metros e saiu do campo com apenas 55 quilos. O amor dos norte-americanos é semelhante ao amor nazista.

Vale conhecer o trabalho desenvolvido pelos Testemunhas de Jeová sobre o extermínio e a intolerância dos nazistas.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui