Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50668)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sobre memórias póstumas de Brás Cubas, o filme... Que liv -- 28/04/2001 - 00:31 (Bruno Freitas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Talvez esta crónica mereça uma pequena introdução sobre o que é o livro de Machado de Assis, com o mesmo título, e o que é o filme de André Klotzel adaptado do mesmo livro. No livro, Machado de Assis, desdenha com todos os padrões brasileiros da época, falando do adultério, dos pequenos prazeres do ser humano e sobre as pequenas deformações que este sofre. No filme, André Klotzel, seguiu a risca os escritos de Assis, transformando as páginas do livro na película do filme. O filme possui um ritmo lento e descompromissado, o mesmo imposto magistralmente no livro, possui uma bela fotografia e ótimos momentos de humor, trazendo seu espectador para a vida do personagem. A direção é segura e os atores possuem pleno domínio em cena, fazendo-nos esquecer por minutos sua tão longa duração. O filme também mostra-se firme em suas posições políticas, pois, assim o havia feito Machado de Assis. Enfim, o filme é bom, mas é coxo... Não evolui, como no livro, onde você anseia por saber seu final, pois, no filme, a ansiedade é que o espetáculo acabe, para que você possa se ver livre da poltrona do cinema. Entretanto, o filme empolga, mas é coxo.... E se diminuirmos nossa expectativa em relação ao filme, decobriremos uma diversão prazeirosa, ainda que coxa.... E diferente do livro, que caminha livremente pelas ruas e avenidas, e nem mesmo tropeça nos vãos e entre-vãos das calçadas, das guias, e dos rodapés. Pois, o livro, segue seu ritmo com fluidez, apressando sua leitura a cada minuto que se passa, enquanto o filme mostra-se como uma interessante reprodução do texto de Machado de Assis. ....Mas é coxo.... Como é que um texto tão maravilhoso como esse, poderia transformar-se num filme sem graça. O certo seria um filme extraordinário, ainda que coxo, mas extraordinário.... Pois, ao transformar o livro em película, e transpor, quase todos os seus diálogos para a tela, André Klotzel, perdeu a sagacidade e o sarcásmo tão definidamente descritos por Machado de Assis. Não que o filme seja ruim, e muito longe disso, mas é coxo....
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui