Usina de Letras
Usina de Letras
245 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Dissabores Linguísticos -- 12/06/2012 - 13:56 (Berenaldo Ferreira e Séia Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dissabores
Linguísticos


Com certeza ..., provavelmente seria um bom início para aquele discurso para mais de quinhentas pessoas reunidas na praça principal. Talvez não fosse, e após uma simples boa-noite dissesse, Iniciaremos nossa pauta de hoje com...
Vacilante, aquele orador não sabia se usava o mesmo termo que todos estavam usando naquele momento social, lançado em moda pela ex-ministra Zélia Cardoso de Melo na década de noventa __ o que ficara comum nas bocas do povo ___ ou se simplesmente utilizava seu próprio e subjetivo vocabulário. Por fim, após muito refletir no assunto, decidira em não contrariar o gosto público e logo já se podia perceber sua animada resposta. Enquanto todos euforicamente aplaudiram-no, um cidadão no meio da multidão cutucava uma mulher ao seu lado perguntando-lhe algo como se já soubesse de sua resposta:
- Este cara é bom, né?! - Ela, influenciada, disse-lhe um apenas com certeza! .
Sem mais vacilar, o efusivo orador parecia agora estar a par de todo o segredo no sentido de penetrar no interior daquelas pessoas. Fazê-las sentir; comovê-las com suas palavras, era tudo o que ele mais desejava. Mais uma vez ele usava, em momento apropriado, um termo diferente: ..."de hoje em diante, quero lhes dizer que jamais toleraremos uma política intransigente, e esta nossa reivindicação será imexível!...
Minutos depois, ao fazerem uma pequena pausa para um intervalo, em vários cantos eram percebidas as pessoas a repetir partes de suas expressões, assim como um papagaio mecànica e condicionadamente reproduz algumas falas humanas. Enquanto alguns diziam inapropriadamente e sem nenhuma reflexão um ... com certeza , outros, sempre arrumavam um jeito de encaixar essa outra palavra ... `imexível´, em suas falas. Pareciam estar relembrando os raros e decorados discursos do inculto ex-ministro do Trabalho António Rogério Magri, nomeado pelo então Presidente da República Fernando Collor de Melo.
Tudo era feito de modo involuntário, pois já virara mecànico, impensado, graças à frenética influência que todos aqueles (que eram muitos!) recebiam, assistindo aos meios de comunicação em massa __ em especial àquela emissora de canal de rádio e televisão __ ainda considerada conceituada e popular.
Terminada a assembléia, parecia que todos estavam ainda contagiados pelas insuportáveis expressões das décadas de oitenta e noventa, pois não saíam de suas bocas os "ti-ti-tis" daqui e os "ti-ti-tis" de lá. E, além dos "hein, hein, heins", ainda havia os "não ti contei"?!.
Não bastassem estes intragáveis maus gostos e da medíocre falta de criatividade, jogam-nos - desta vez, em pleno ano 2001, século XXI, mais aberrações linguísticas sem ter nenhum valor cultural, social ou político, expressões como: "thutchuca", "Tapinha não dói" e "Chapéu-de-couro".
Além desses outros intoleráveis e indolentes dissabores linguísticos, o que mais surgirá?!

30/04/2001
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui