Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62216 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20030)

Infantil (5430)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3304)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A BABÁ DO UNIVERSO -- 05/07/2012 - 16:29 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A BABÁ DO UNIVERSO
Crônica de divulgação científica
João Ferreira
4 de julho de 2012


A ciência está em festa. E isto porque os físicos registram que foi encontrada uma partícula subatômica, que pode ser o bóson de Higgs, um elemento que segundo os cientistas completa (completaria) o Modelo Padrão de Partículas da organização da matéria. Até agora haviam sido já identificadas 31 partículas. Faltava identificar aquela partícula que ficou conhecida pelo nome de bóson de Higgs. Esta seria a última partícula que faltava para confirmar o conjunto de 32 - transformando-se assim na derradeira peça do quebra-cabeças da organização da matéria. Partícula de Deus foi a expressão usada pelos meios de comunicação para denominar essa partícula subatômica. Mas não é essa a linguagem usada pelos físicos. Leon Lederman, nobel de Física em 1988, chamou-lhe "partícula maldita" (Goddamn particle) pela dificuldade que os físicos sempre tiveram em encontrá-la. O editor que editou o livro de Lederman em 1993 achou a expressão "partícula maldita" de Lederman pouco interessante. Por isso buscou um termo mais impactante para vender ao público. Evitando o nome dado por Lederman, o editor sugeriu The God particle, a partícula de Deus, que terminou por vencer junto do público. Era uma terminologia pouco do agrado dos físicos mas era estratégica em termos de divulgação.
Esta partícula ou bóson de Higgs é considerada como o anjo da criação e até como o tijolo do universo. Elemento básico e indispensável para explicar a estrutura da matéria do cosmos.  Pelo que se diz dela, pode ser vista como babá do universo ou até como mãe.  Pelo que dizem dela, a nova partícula serve e abastece a energia das demais. Ou seja, a função do bóson de Higgs seria a de "dar matéria às estruturas do universo". Ainda é preciso esperar por uma confirmação da descoberta. Mas a partícula encontrada tem as características exatas previstas para a estrutura. Daqui a sua máxima importância. Ela interage com as demais partículas existentes na estrutura da matéria do universo. Ela distribui energia equilibrando toda a estrutura interna do átomo. Por este serviço essencial ela pode ser chamada ou de babá  ou até de mãe do universo. Depende exatamente  de como forem olhadas as funções que desempenha. Se esse serviço que presta se resume a um serviço de distribuição diremos então que a nobel partícula será uma nobre babá incessantemente ocupada em servir todas as outras partículas do Modelo Padrão. Mas se sua função fundamental for a de um ato de criação de mais energia na micro e na macroestrutura da matéria, teremos então uma poderosa mãe do universo que obedece a uma precisa e exata lei de composição de um maravilhoso universo ainda difícil de entender para nossos leigos olhos e nossa leiga inteligência.

João Ferreira
4 de julho de 2012
 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 339 vezesFale com o autor