Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->USINA DE LETRAS e os males da democracia -- 30/04/2001 - 14:53 (K Schwartz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
USINA DE LETRAS e os males da Democracia.

Parece que para falar da Usina hoje, serei obrigado a utilizar toda a sorte de clichês (Vide Jónatas Micheletti Protes) que disponho. Ao escrever este artigo, resolvi utilizar um título meio batido mas que possui força em si. Mais que uma tentativa de chamar a atenção, posso classificar o propósito deste artigo como um desabafo àqueles que querem desautorizar este site da sua proposta inicial.

Notei que na semana passada este local passou por momentos de altos e baixos no sentido de que a sua concepção democrática foi ferida nos dois lados que se disputam aqui.

Antes de prosseguir gostaria que o leitor tivesse em mente o descabimento da minha frase anterior: "que se disputam aqui". Por acaso a Usina de Letras é local para brigas e disputas? Corrijo-me. Por acaso a Usina é local de brigas e disputas de VAIDADES e de VERDADES ABSOLUTAS em relação ao conteúdo aqui exibido? Se fosse uma discussão, ou mesmo uma troca de idéias sobre um determinado tema - tudo bem, vá lá. Mas, questionar estilos?! Isso não dá...

Conforme já falei antes acredito ser aqui um local democrático e pleno onde TODOS - sem exceção à regra - possam se manifestar. Qualquer tentativa de rotular o material daqui cairá no pecado de alguém dizer o que é certo e o que é errado e, creio, nenhum de nós tem calibre para isto.

Aqueles que se dizem "do lado de cá" ou "do lado de lá" deveriam repensar suas posições. Temos neste local os mais diversos gostos. Então me repito: Quem tentar delimitar uma regra para a confecção de textos da Usina cairá na tentação de alçar-se "dono da verdade" e isto já é uma temeridade em si. Lembrando mais uns clichês: "Toda a unanimidade é burra", "O que seria do amarelo se todos gostassem do azul?", etc, etc.

Temos aqui estilos por demais variados: pessoas que escrevem para o povo, pessoas que escrevem para os acadêmicos, pessoas que escrevem para as elites, pessoas que somente escrevem. Temos Capitalistas, Comunistas, narcisistas e radicais. Machistas, feministas, gays, lésbicas e tantas outros que eu passaria o resto do artigo me delongando em recitá-las. Temos um verdadeiro CALDEIRÃO DA DEMOCRACIA e me parece que não estamos sabendo usufruí-lo. As diversas colocações aqui lidas servem somente para desabonar este local e, pior, para mostrar o grau de intolerància a que chegamos.

A única conclusão que posso chegar é que não estamos realmente prontos para um convívio democrático. Ou será a democracia da maioria? Será que existe democracia quando um lado não pode se manifestar sob pena de ser atacado?

Lembrem-se que se num local virtual como a Usina de Letras não conseguimos exercer o direito democrático quanto mais na vida real! Se aqui onde não nos vemos e todos temos a mesma cara (um monitor), sem cores, raças e credos não conseguimos estabelecer um convívio pelo menos harmónico - ou no mínimo tolerante - Deus no livre e guarde que estamos a nos degladiar no mundo real e não apredemos nada daquilo que nos foi ensinado...

Repito-me novamente: Usina de letras - terrra de ninguém, terra de TODOS!!! Aqueles que se opuserem a esta máxima deveria excluir-se do site. Agora, já.

Aos que restarem aqui, viva a democracia.


K Schwartz (KSC)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui