Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Do Velho Totó - 2 -- 08/04/2000 - 17:02 (Itabajara Catta Preta) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O LADRÃO QUE NUM GUENTOU CARREGAR

"Evinha" eu de volta de Santa Luzia do Carangola, aonde fôra vender uma carga de rapaduras para o Capitão Orico, montado no burro Mansão e trazendo no patuá pendurado no arção a máquia de um conto e setecentos mil réis; maioria em pratas de dez tostões e dois mil réis, um maço de notas de cinco... de mistura com una tarecos e ferramentas, num peso aí pra uns cinco a seis quilos. Do serviço que me tomara 4 dias, ida, volta e visitas aos aramzéns da cidade, caber-me-ia boa porcentagem de doze mil réis; merecida pelo bom preço obtido na lábia com os sabidos vendeiros e economia nas despesas, comendo de matolotagem,frutas e caças dos trilhos, uma que outra vez em casas de amigos em fazendas e povoados e dormindo a noite em taperas e poisos do caminho, quando não ao ar livre, beira-de-fogo ou forquilha de árvore.
Três da tarde, calor brabo, corredeira clara de água fresca convidando a um banho e ligeira soneca, ainda a tempo para chegar ao lusco-fusco...
Amarrado o burro e uma árvore,vai o patuá com as roupas pra debaixo de um arbusto e caio no rio prum mergulho e algumas braçadas... Depois, pelado e cansado, deito-me na grama e puxo um ronco despreocupado.
Ao acordar, meia hora depois, vou procurar ss roupas e as encontro espalhadas na clareira e... cadê o dinhoiro, meu Deus?!!! Foi ladrÃO, com certeza, e que me estava vigiando desde que parei, e viu onde escondi -bem escondido - o material.
Sentei-me, encafifado, a matutar sobre o que havera de dizer pro Capitão Orico e como lhe dar conta do dinheiro... Eis senão quando me cai uma amêndoa na cabeça, olho pra cima e vejo um mico careteiro, num galho baixo, a me fazer visagens. Levanto-me para assustá-lo e, ali mesmo, junto ao pé da árvore, dou com o patuá cheínho, que o "ladrão" não conseguira guindar pelo tronco acima, com seus bracinhos finos...
Mas, sim, levara com ele o meu chapéu de palha,, que exibia, com a copa arrebentada, enfiado no braço.
Dei graças a Deus, vesti minha roupa, pendurei o patuá no arreio e toquei o burro...

---
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui