Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Pitacos dispensáveis para Facebuqueiros -- 02/11/2012 - 16:47 (Jefferson Cassiano) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Pitacos dispensáveis para Facebuqueiros

 

Pitaco 1: Que mundo de FaceBook é esse? Há uma vida paralela na internet da qual o jurássico Orkut era apenas um rabisco mal projetado.  Entrei para a tal rede social há pouco tempo. O suficiente para perceber o valor que as existências virtuais têm para milhares de usuários. A coisa é séria, tão séria que estes “comentários” servem apenas para exibir o quanto eu entendo pouco disso tudo. Se você é um feicebuqueiro com complexas linhas do tempo, não continue a leitura. Será incrivelmente maçante.

Pitaco 2: Um aluno meu, o Thales Avelar, fez uma observação interessante sobre a história do “curtir” do Face. Muita gente curte tudo, sem de fato ter qualquer apreço pelo assunto do post. É a carência humana numa forma inusitada: ao mostrar que curte um comentário, o feicebuqueiro espera ser visto como parte da turminha. Às vezes, mais importante que ser curtido, é curtir todo deus e todo mundo.

Pitaco 3: Vai daí que alguém que você “tem” no seu Face publica a foto de uma tragédia no trânsito com detalhes sanguíneos explícitos, e um desavisado bota rapidinho um “curtir” na foto. É curioso: “Tragédia na Dutra” Fulaninho da Silva e mais trinta pessoas curtiram isso. É Thales, o Face é trágico!

Pitaco 4:  É maluco no último grau. Há quem viva mais tempo na internet que na vida real. Já escreveram muito sobre isso, mas eu ainda me espanto. Passar horas em frente a um monitor construindo casas, plantando couve ou vendendo porcos, tudo virtual, não pode ser normal. O que ocorre no cérebro das pessoas que conseguem tirar prazer de experiências assim? Acho que me transformei num alienígena. Melhor que alienado? Talvez.

Pitaco 5: No que você está pensando? Tive um relacionamento lá pelos vinte anos em que a frase mais dita por mim e por ela foi: “O que você esta pensando?”. Ao longo dos meses, o que parecia ser um esforço para manter a transparência transformou-se numa paronoia. Não havia espaço para um olhar vago. Qualquer silêncio era visto por ambos como um sinal de problema e lá vinha: “O que você está pensando?”. No Face, o objetivo parece ser este: mostrar aos outros o que se pensa, no momento em que se pensa.  Paranoia.

Pitaco 6: Essa obrigação de dar parecer sobre qualquer tema - e rapidamente - além de criar os idiotas com opinião formada, impede o feicebuqueiro de pensar no que escreve. Muita bobagem é escrita. Quase afirmo que  tudo por ali é bobagem.

Pitaco final: Se todo mundo gosta, no entanto, e a bobagem geral é o padrão, quem sou eu para dizer que tudo isso vale pouco. Nem sei o motivo que o levou a ler os pitacos aqui escritos.  Volte ao Face e comente algo sobre, vejamos, a função social do parafuso niquelado. O alien aqui diz “câmbio, desligo”.

            

Jefferson Cassiano é professor e publicitário. Ocupa a cadeira 31 da Academia Ribeirãopretana de Letras

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui