Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Analogias -- 05/05/2001 - 15:57 (Ana Gabriela Carvalho de Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ANALOGIAS
Ana Gabriela C. de Souza

Já parou para pensar em Deus? Já tentou pelo menos senti-lo? Mas sentir de verdade, e não ficar por aí dizendo que Deus existe e ponto. Pois se nunca fez isso, pelo motivo que seja ( preguiça, falta de interesse ou por achar difícil demais) saiba que você está perdendo o maior espetáculo do universo.
Olhe ao seu redor... Olhou? Pois então, fixe seus pensamentos em algo criado por Deus. Uma flor, por exemplo. Por menor que seja já parou para aprender com ela?
Aposto que você está pensando coisas do tipo "imagine se um ser inferior do 2º reino pode me ensinar alguma coisa". Não subestime a Natureza! Através de uma flor você pode aprender a humildade, a ordem, a gratidão, dentre outras coisas. "Como? " Você já viu uma flor gritando " Me olhem! Sou linda, delicada, cheirosa e muito mais! Apreciem-me!!" Se viu , recomendo que procure os Alcoólicos Anónimos. Mas se assim como eu, nunca viu uma flor se exibindo, você foi mais uma testemunha da maior lição de humildade da natureza. Uma flor, por mais bonita que seja, fica no seu canto e quando alguém a descobre e a aprecia e porque ela, com sua beleza e delicadeza naturais, foi merecedora de tamanha atenção. Agora pense se fosse com as pessoas. Se uma mulher, por mais bonita que seja, fica chamando atenção para si a todo instante, se exibindo, ela pode até conseguir ser o centro das atenções por um momento, mas será por insistência, e não por merecimento. Ao contrário, se uma pessoa é dotada de valores e qualidades isso já se torna um atrativo que fará dela algo bom de ser admirado e amado.
"E a ordem nesta história? " Imagine a cena, você planta uma semente, de laranja por exemplo, aí, pouco tempo depois, lá no seu vasinho que você está cuidando com tanto carinho, em vez de dar um brotinho, nasce a laranja! Tempos mais tarde a laranja se transforma numa árvore, depois num brotinho, e aí morre. Isso não acontece nunca . Por quê? Porque ela segue um ciclo, uma ordem de evolução. No caso do
ser - humano é a mesma coisa. Temos uma ordem, um ciclo a seguir. Querer entrar numa faculdade sem ter cursado o colégio é pedir demais. Assim como querer ser uma pessoa melhor de um dia para outro também não é possível. Deficiências são vencidas aos poucos, conscientemente e com força de vontade. Seguindo o exemplo da flor que vai sempre na direção do sol.
"E a gratidão?" Uma árvore cresce e dá frutos, destes frutos saem sementes que na maioria das vezes brotam perto da árvore que lhe deu origem. Esta nova árvore cresce e é amparada pela árvore mãe, que lhe dá sombra e alimento ( os resíduos que caem dela). A nova árvore cresce forte o suficiente para ficar maior que a arvore mais velha, que já esta fraca. Então é a vez da mais nova retribuir, dando sombra e alimento àquela que a originou. Isso é a gratidão. A história se repete, ou pelo menos deveria se repetir entre as pessoas que se amam. Uma mãe cuida dos filhos por anos e quando estes já estão maiores é a hora de demonstrar a gratidão retribuindo aos cuidados. Entre os amigos é a mesma coisa. Ajuda dada é ajuda que merece ser retribuída. Um simples obrigado, um sorriso. É como se fosse sombra e alimento na arvore mais velha.
Viu como a Natureza é Deus presente? Há mais exemplos, sabia que se o tubarão pára de mexer ele morre? É a mesma coisa com a vida. Se um ser não pensa, não se movimenta, ele morre.
Deus é isso. É o bem. O exemplo. O universo. Ele está aí a todo momento, em todo lugar. É só olhar melhor. É só sentir.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui