Usina de Letras
Usina de Letras
283 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Pedrinho de Cesário na Feira de Picos - PI -- 16/01/2013 - 21:31 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Não se sabe como Pedrinho conseguia forças para suportar sessenta quilos de sacaria ou caixas de produtos industrializados sobre seu corpo franzino e pequeno. Media pouco mais de um metro e sessenta, e seu peso não chegava aos sessenta quilos. Sem vínculo empregatício, conseguira a muito custo uma chapa que lhe conferia o direito de trabalhar como estivador. Fazia ponto, principalmente, na Avenida Getúlio Vargas e transitava com liberdade no centro atacadista de Picos. Gozava da confiança de grandes empresários, como Pascoal Silva, Major, Cambito, Isaac Batista e Diassis e outros da Rua São Benedito, onde passava com menor freqüência à procura de serviço.

Além de não possuir a grande massa muscular necessária para lidar com objetos pesados, era coxo de uma perna, sequela de algum acidente ou deficiência na formação óssea. Com esse porte físico frágil desde que o conhecemos, e debilitado pela escassez de recursos para ter uma alimentação saudável, sua vida útil como estivador durou apenas dez ou quinze anos. A partir daí, com as formas diminuídas, não compunha mais o grupo de sua classe profissional nas empreitadas para carregar ou descarregar caminhões, porque a escolha contemplava sempre os mais fortes. Por isso, Pedim ficava fora da equipe e sem trabalho.

Embora carente e merecedor de ajuda, jamais pediu outra coisa senão serviço, mas a oferta condizente com sua capacidade de trabalho tornava-se, a cada dia, mais rara. Por contingência da necessidade, prestava-se a dar recados entre os comerciantes e a entregar pequenas compras domésticas, empurrando um carrinho de quadro rodas - obra do artesanato criativo de algum marceneiro. O carrinho fora adquirido por um balconista do armazém de Diassis e entregue ao chapeado para que pagasse em prestações suaves, com os fretes que conseguisse pegar.

Sentado nos degraus de acesso à casa comercial do Sr. Isaac, Pedim acompanhava o movimento dos fregueses que saíam com pacotes e oferecia seus préstimos para levar as compras, na expectativa de receber alguma gorjeta. Olhar triste, vontade e necessidade de trabalhar para ganhar o pão, observava seus companheiros descarregarem uma carreta de Cimento Nassau. Dois chapeados ficavam em cima da carga e, normalmente, três recebiam os volumes e conduziam-nos ao interior do depósito. Um dos estivadores empilhou alguns sacos de cimento na beirada, para agilizar a descarga. De onde estava, Pedim viu vários sacos de cinquenta quilos deslizarem da carroceria, no momento em que passava um estudante de aproximadamente nove anos. Sem vacilar, lançou-se contra a avalanche, escorando com sua cabeça a pilha de sacos que caía, antes que ela atingisse o garoto. Nesse ato heróico, usou as últimas forças que tinha; salvou a vida do estudante, dando por ele sua própria vida. No acidente, quebrou o pescoço e teve morte instantânea.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui