Usina de Letras
Usina de Letras
25 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->FUTEBOL E CARÁTER -- 06/05/2001 - 18:34 (José Renato Cação Cambraia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FUTEBOL E CARÁTER

Ainda não consegui entender direito qual é a das famigeradas "escolinhas de futebol" que andaram aparecendo tanto por aí. Afinal, acho que ninguém aprende a jogar futebol, sendo isso uma das coisas que independem da nossa vontade. Está no código genético, nada pode alterar isso. Não adianta matricular seu filho na escolinha de futebol se ele nasceu um perna-de pau. Aliás, se ele é um perna-de-pau, muito provavelmente você também o é, sendo sua, na verdade, a culpa dos péssimos cruzamentos e finalizações do moleque. E você sabe que a vida é cruel com os grossos na pelada, pois se ele quiser se enturmar com os outros garotos,vai ter que comprar uma luva e ficar condenado a jogar no gol pro resto da vida. Ou comprar uma bola e virar dono do time. Como o Eurico Miranda, por exemplo. Esse deve ter sido um grosso...
Esses dias atrás eu e meu pai conversávamos sobre isso e ele me deu a dica, dizendo que dá pra saber se o cara é chato jogando bola com ele. Se analisarmos mais profundamente, veremos que ao observarmos uma pelada (um jogo de futebol, não a vizinha tomando banho!), podemos ir muito além de se distinguir os craques dos grossos ou de medirmos a sua chatice. Acredito ser possível ir bem mais além, ou seja, inferir, ou melhor, determinar o caráter de uma pessoa simplesmente batendo uma pelada com ela.
Exemplo: se eu fosse dono de uma grande empresa, ao invés dos atuais métodos de seleção de candidatos, que se baseiam em dinàmicas de grupo (leia-se "atividades que fazem você se sentir um perfeito idiota" - aliás, quem inventa essas dinàmicas deve ficar o dia inteiro rindo, pensando "he he he, aqueles caras vão ter que ficar numa jaula imitando macacos durante uma hora...na próxima vou faze-los comerem insetos... he he he..."), exaustivas entrevistas e análises curriculares, eu iria somente juntar todo mundo num campo de futebol, fazer dois times e dizer "joguem aí...".
Seria perfeito. Mesmo se o sujeito for muito ruim, eu poderia notar características de seu caráter que possam ser úteis para a empresa. Por exemplo, se a seleção for entre advogados, vou olhar para o ataque dos times. Quero uma pessoa astuta, rápida nas decisões, flexível (ou até moldável) no seu posicionamento. Ou seja, quero contratar um "bagre ensaboado". Se a seleção é entre candidatos a uma vaga de coordenador de alguma coisa, preciso olhar para o meio-campo. É ali que vai estar o meio-campo inteligente, que passa a bola rápido, que enxerga onde o finalizador, ou seu companheiro, vai estar no momento seguinte, montando assim as jogadas. Também é um bom lugar para procurar engenheiros e arquitetos. Os melhores gerentes em geral podem ser encontrados lá atrás, na zaga. O zagueirão firme, batedor, é o cara que eu preciso pra fazer aqueles pilantras - os operadores-de-qualquer-coisa trabalharem mais. O gerente de vendas também deve ser um bom zagueiro, sustentando sua posição a qualquer custo, não permitindo falhas. É um homem de caráter firme e decidido, e nada foge de seu controle. E assim vai. O goleiro, coitado, não joga futebol. Ele providencia o futebol para os outros dez jogadores. É uma alma caridosa, o goleiro.
Você já deve ter percebido onde quero chegar. Eu poderia dar outros milhões de exemplos, mas não tenho tanto espaço assim. Mas você, dono de uma multinacional, atenção nas suas decisões, pois meu método futebolístico de seleção de candidatos funciona somente para homens, pois todo mundo sabe que as mulheres são incapacitadas geneticamente de chutar uma bola na direção do gol, porém são muito mais organizadas do que qualquer homem.
Cuidado também para não se empolgar demais com meu método, pois não assumo nenhuma responsabilidade sobre as suas decisões:

- Olhe, sr. Presidente-sênior, o boy acaba de passar a bola por entre as canelas do Gerente-administrativo-adjunto, dando um chapéu no chefe da manutenção e concluindo ao gol com um belo toque por cobertura sobre o Vargas, nosso goleiro e Coordenador de projetos...
- Promova-o imediatamente a Vice-presidente! Esse garoto tem futuro...

A SEMANA - 05/05/2K+1
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui