Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Um blog para formar no campo da Liturgia -- 29/07/2008 - 12:35 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um blog para formar no campo da Liturgia

Entrevista com Dom Paulo Francisco Machado


Por Alexandre Ribeiro

UBERLÂNDIA, quinta-feira, 24 de julho de 2008

ZENIT.org

Há pouco mais de um mês, entrou no ar http://liturgiaemfoco.zip.net/, um blog dedicado a formar no campo de Liturgia, iniciativa do bispo de Uberlândia (Minas Gerais, sudeste do Brasil), Dom Paulo Francisco Machado.

No primeiro texto postado no blog, Dom Paulo Machado destaca: «com a cara, a coragem e a força do Alto queremos iniciar este blog que fale de algo que você gosta muito: a Divina Liturgia».

O prelado explica que outros bispos do regional Leste II da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) também contribuirão para a iniciativa, que enfocará três grandes campos: Pastoral Litúrgica, Canto Litúrgico e Espaço Litúrgico.

—Por quê o senhor decidiu iniciar um blog sobre Liturgia?

—Dom Paulo Francisco Machado: Há cerca de um ano fui nomeado pelos bispos do Leste II (Minas Gerais e Espírito Santo) para estar à frente da sua Comissão Litúrgica. Dom Aloísio Roque Oppermann, arcebispo de Uberaba, e Dom Diamantino Prata de Carvalho, bispo da Diocese de Campanha, são os outros membros da supracitada Comissão. Minha iniciativa teve o apoio deles. Nos últimos anos tenho sentido um verdadeiro clamor dos fiéis que pode ser sintetizado numa única palavra: “formação”. Nos meus trinta anos de ministério jamais senti tanto interesse pela Palavra de Deus, pela Liturgia, História da Igreja, etc. O Documento de Aparecida deixa-nos o grande desafio de formar discípulos-missionários, ora, sem “plena, consciente e ativa participação na celebração litúrgica” (cf. SC, 14) será impossível formá-los. No intuito de responder a tal apelo e apoiado pelos meus irmãos no episcopado, resolvi lançar o Blog “Liturgia em Foco”.

—O senhor considera que há um certo descuido com a beleza da Liturgia e desinformação sobre ela?

—Dom Paulo Francisco Machado: Infelizmente e com tristeza reconheço descuido e desinformação sobre ela. O descuido será sintoma, e isto me preocupa mais, da falta de fé e de amor. Mas não sou pessimista. Reconheço muita coisa positiva: a constituição de Equipes de Liturgia com leitores, acólitos, grupos de acolhida, cantores, salmistas. Há, certamente, um longo caminho a ser percorrido, muita coisa a ser corrigida para se evitar a banalização dos Sagrados Mistérios da Salvação.

—Como tem sido a experiência de evangelizar e formar via novas tecnologias, como no caso do blog?

—Dom Paulo Francisco Machado: Abriu-se um novo areópago de evangelização. Jamais pensei em tanta repercussão. Nos primeiros dias foram milhares de acessos dos mais diversos pontos do Brasil e do mundo. Recebi informações de que os textos têm sido utilizados para estudo de algumas equipes de liturgia. O blog vai se tornando um grande púlpito.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui